Sócio da Escola do Caos, Alberto Roitmann falou sobre evolução e novas tendências no mercado educacional para professores e técnicos
Como parte da programação de Volta às Aulas, a Unijuí promoveu nesta sexta-feira, 18 de março, dois eventos direcionados a professores e demais colaboradores da Instituição. Pela manhã, professores dos quatro campi - Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi - foram recepcionados no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum do campus Ijuí. À tarde, foi a vez de os técnicos-administrativos e de apoio participarem da atividade que aconteceu no campus Ijuí, mas que foi transmitida aos profissionais dos outros campi. O evento contou com palestra, dinâmicas de grupo e entrega dos cadernos institucionais 2022.
Em sua fala inicial, a vice-reitora de graduação, professora Fabiana Fachinetto, desejou boas-vindas aos professores e falou sobre a expectativa para este ano letivo. "Estávamos ansiosos por este momento, para o reencontro presencial. Tanto que, ainda no ano passado, começamos a pensar neste evento, que teve de ser adiado em razão de uma nova onda de Covid-19. Agora, acompanhamos uma guerra que, embora esteja longe, já traz preocupação e impactos econômicos a todo o mundo. Tornou-se ainda mais necessário pensarmos em como virar a chave e nos reinventarmos, motivando a organização deste evento”, afirmou a vice-reitora ao público da manhã.
O vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg, destacou que, aquilo que balizou o sucesso da Instituição até agora não é mais suficiente para garantir o sucesso diante dos desafios que vêm pela frente. “Precisamos fazer diferente. Desejo que todos tirem um bom proveito daquilo que foi colocado na palestra".
À tarde, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, fez a saudação aos demais colaboradores da Universidade. Ela destacou que o evento acontece na semana em que a Unijuí completa 65 anos de fundação, momento importante para repensar as práticas e garantir, no mínimo, mais 65 anos de história. “Diante de todas as mudanças que tivemos nos últimos dois anos, precisamos pensar em como será nosso cotidiano na Universidade. Não é permitido fazer da mesma forma porque o mundo mudou, nós mudamos e somos responsáveis por trabalhar com os sonhos de milhares de jovens. Nesta tarde, convidamos nossos colaboradores a pensar sobre nossa responsabilidade e o que podemos fazer para sermos Mais Unijuí”, destacou a reitora.
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, falou sobre a importância de fazer uma autoavaliação, examinando práticas diárias, para seguir qualificando os processos. “Um ponto fundamental é reconhecer o propósito do que se está fazendo e pensar que sempre é possível melhorar. Se a gente respira essa máxima, melhoramos coletivamente”, afirmou.
A palestra ficou a cargo de Alberto Roitman, especialista em comportamento humano nas organizações, advogado formado pela Mackenzie, pós-graduado em Marketing e Administração, que provocou reflexões a partir da apresentação de pontos abordados em oito grandes congressos mundiais, dos quais participou. “Vivemos um mundo frágil, ansioso, não linear, onde competimos com tudo que gera conhecimento - a exemplo do Youtube”, explicou o palestrante, sócio da Escola do Caos, lembrando que passamos por um momento de nanoaprendizagem, uma metodologia ágil que vêm conquistando públicos com conteúdos curtos de aprendizagem. “A aprendizagem tornou-se democrática e, por isso, precisamos pensar em como nós, partes de uma universidade, podemos nos tornar relevantes”, ressaltou.
Os colaboradores foram convidados a participar de dinâmicas propostas pelo palestrante, para que pensassem em novos desafios, a partir de seus espaços de atuação, para o desenvolvimento dos seus setores e da Universidade.