Estudantes e professores recebem demandas e realizam visitas para realização de Projetos Integradores - Unijuí

PIs aproximam a Universidade da comunidade externa, ao receber e propor soluções para desafios

Estudantes da área da Saúde receberam o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato Ribeiro, para identificação de demandas

O retorno do ano letivo na Unijuí também marca a retomada de um trabalho que teve início no ano passado, com grandes resultados em apenas dois semestres. O Projeto Integrador (PI), um dos componentes da Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, permite que a Universidade se aproxime ainda mais das comunidades local e regional, com um olhar voltado à solução de problemas que são encaminhados por empresas, órgãos públicos e entidades. Em contrapartida, o acadêmico, desde o início da sua formação, tem contato com a realidade dos municípios e com a experiência de pensar em soluções viáveis e inovadoras para problemas reais.

Na Graduação Mais, a educação acontece por competências, ou seja, o estudante entra na sala de aula e é desafiado a pensar para além da Universidade. “Os PIs surgem não apenas como uma forma de o estudante aplicar o conhecimento adquirido de forma prática, mas como a possibilidade de realizar conexões com a comunidade externa. Empresas, profissionais, entidades, escolas e órgãos públicos, por exemplo, apresentam desafios aos nossos alunos, que têm a tarefa de conhecer melhor o cenário descrito pelo demandante, propondo soluções, sob a forma de projetos, no final do semestre. Neste momento, iniciamos o terceiro semestre, em que acadêmicos ingressantes e que estão no terceiro módulo têm contato com as demandas que serão trabalhadas”, explicou a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto.

Estudantes e professores de diferentes cursos estão recebendo os demandantes em sala de aula ou realizando visitas aos locais de onde os pedidos partiram, a fim de conhecer de perto as necessidades apontadas. Como exemplo, estudantes da área da Saúde realizaram visita ao Parque da Pedreira e receberam a visita do secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Noel Torquato Ribeiro, para identificação de demandas. Já os acadêmicos de Direito receberam a visita de delegados da região.

Neste semestre, há 35 turmas de Projeto Integrador em atuação, sendo duas no campus de Três Passos, duas em Panambi, sete em Santa Rosa e as demais no campus da Unijuí em Ijuí. São turmas de Módulo 1 e Módulo 3, que buscam atender às demandas encaminhadas pela Promotoria de Ijuí; Defensoria Pública; Câmara Municipal de Ijuí; Prefeitura de Santa Rosa; Secretaria de Meio Ambiente e de Educação de Ijuí; AABB Comunidade; empresas incubadas pela Criatec; propriedades rurais da região; Parque da Pedreira, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Ceres); Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir);  escolas do município de Ijuí e Catuípe; Apae Ijuí e Panambi; e Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com necessidades Especiais (Afapene) de Santa Rosa, entre outras.

“Os Projetos Integradores permitem um trabalho muito rico, feito a partir de muitas mãos, de forma dinâmica. Nós temos mais de 1.000 estudantes envolvidos na execução destes trabalhos, em 30 cursos de graduação. É uma proposta que, sem dúvida, aproxima a Universidade do mercado, mas que também permite que o mercado conheça os futuros profissionais. Abre-se a oportunidade de networking, também, havendo a possibilidade de nossos estudantes conquistarem vagas de estágio e de emprego”, reforçou a vice-reitora.

Desde o ano passado, cerca de 300 desafios já foram cadastrados na plataforma e 203 projetos executados, todos em 2021. São 1.156 estudantes cadastrados até o momento. Os Projetos Integradores contam com o envolvimento dos estudantes, professores, demandantes e também de mentores, que são profissionais e egressos que se voluntariam para construir soluções aos problemas. Até o momento, há 225 cadastros de profissionais com interesse na mentoria.

Estudantes e professores do curso de Direito conversaram com o delegado regional de Polícia, Ricardo Miron; o delegado titular da Delegacia da Mulher de Ijuí, Antônio Gilberto Master Soares; e o delegado Gustavo Fleury, da Delegacia de Polícia Civil de Panambi.

Estudantes de licenciaturas que receberam a AABB Comunidade para ouvir demandas