Evento de boas-vindas integra veteranos e calouros dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda - Unijuí

Nesta quinta-feira, 17 de março, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí realizaram um evento de boas-vindas aos veteranos e calouros, com o objetivo de criar um primeiro contato dos estudantes com os novos colegas, professores, funcionários e coordenação de curso.

Como parte da programação estiveram presente alguns egressos, os publicitários Rodrigo Klahr e Eduardo Roratto e as jornalistas Marjorie Bock e Lahis Welter, que iniciaram a noite com um bate-papo sobre “Perspectivas da comunicação: Desafios e oportunidades”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade, professora Rúbia Schwanke, iniciou com uma fala sobre a sua trajetória na comunicação e as mudanças que as áreas tiveram ao longo dos anos. “As trocas de experiências dos egressos são riquíssimas para que o estudante consiga entender como funciona o mercado de trabalho e a importância de estar preparado para entrar nele”.

Durante a conversa foram destacadas as vivências dos convidados. Para a jornalista Lahis é fundamental ser um profissional multifunções: “como repórter de Tv eu consegui adquirir experiência, mas era uma realidade diferente da atual, tínhamos uma equipe, agora o repórter de interior trabalha sozinho e faz as gravações com um celular. O mercado mudou”.

Os publicitários Eduardo Roratto e Rodrigo Klahr também explicaram que é necessário buscar conhecer todas as áreas da comunicação para se destacar. Além disso, ressaltaram que é fundamental acompanhar as mudanças tecnológicas e se adaptar a elas. “Quando chegamos no mercado precisamos saber de tudo um pouco. É necessário acompanhar as mudanças”, comentou Eduardo.

Já a jornalista e digital influencer Marjorie, falou um pouco sobre o uso das redes sociais na comunicação. “No início o jornalista não sabia como se inserir no meio digital, mas agora estamos encontrando nosso espaço, fazendo uma desconstrução e aprendendo a usar esses meios como instrumento de trabalho”, finalizou.