Unijuí participa de ação que incentiva o aproveitamento da soja na alimentação humana - Unijuí

O curso de Graduação em Nutrição e o Tecnólogo em Gastronomia da Unijuí foram representados pela professora doutora Eilamaria Libardoni Vieira, durante a seletiva municipal do Festival de Pratos Derivados de Soja, em Cândido Godói. A docente pode dialogar com os participantes sobre alimentação saudável, consumo de alimentos à base de soja e a importância dos alimentos oriundos da agricultura familiar. A ação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Coopermil e Comissão de Soja e Derivados da Fenasoja 2022 e teve apoio da Unijuí, Prefeitura de Cândido Godói e Associação Municipal das Mulheres Rurais (Ammur).

Ao todo, 45 municípios da região de Santa Rosa participam do Festival. O objetivo é divulgar o uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana, estimulando a criatividade e a valorização da identidade gastronômica local aliada ao principal grão produzido na região. A fase regional acontece durante a programação da Fenasoja 2022, no dia 5 de maio, a partir das 14h, com a participação dos pratos selecionados de cada município.

Eilamaria destaca a importância da Universidade estar envolvida em ações da comunidade regional. “A ação nos aproxima ainda mais da cadeia de produção de alimentos, que é a agricultura familiar. Também amplia as oportunidades aos estudantes, que em próximos momentos podem trabalhar resgates da cultura alimentar da região e, também permite que os participantes do Festival sintam-se acolhidos nas estruturas da Unijuí e, em momento oportuno, possam conhecer e desenvolver atividades nos laboratórios dos cursos de Nutrição e Gastronomia”, explica a docente

Durante suas abordagens no evento, Eilamaria também fez considerações importantes acerca da soja. “Aprendemos a produzir a soja para vender para a indústria. Consumi-la nas receitas cotidianas é um hábito a ser criado, que pode ser muito benéfico quando conhecemos suas formas de aproveitamento e contribuições com a saúde. Precisamos incentivar a criatividade e a inclusão do grão, em pratos que já fazem parte do dia a dia das famílias e, trazer também, a discussão da importância da manutenção da cultura alimentar”, enfatizou a docente.

A professora dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unijuí finalizou fazendo uma provocação aos participantes: “quais as habilidades culinárias deixamos sobre o consumo da soja para nossos filhos, netos e amigos”?