Unijuí e ACISAP iniciam 4ª edição do Decola - Unijuí

Unijuí e ACISAP iniciam 4ª edição do Decola

Programa de inovação e empreendedorismo é realizado com estudantes do 2º ano do Ensino Médio

Iniciou nesta segunda-feira, dia 14, a 4ª edição do Decola, um programa de inovação e empreendedorismo realizado com mais de 100 estudantes do 2º ano do Ensino Médio, de oito escolas públicas e privadas de Santa Rosa. A iniciativa é uma parceria da Unijuí com a Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (ACISAP) e conta com a participação de voluntários para a efetivação das atividades.

Neste ano, participam do Decola as seguintes escolas: Colégio Salesiano Dom Bosco, Instituto Federal Farroupilha, Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, Instituto Sinodal da Paz, Colégio Concórdia, Escola Estadual de Educação Básica Professor Joaquim José Felizardo (CIEP), Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu e Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz. O Decola está dividido em oito módulos, com as seguintes temáticas: sonhos e objetivos, criatividade e inovação, oportunidades, modelagem de negócio, planejamento, viabilidade, pitch e simulação.

Com foco na solução de problemas, os voluntários desenvolvem com os estudante conceitos, metodologias, ferramentas e modelos atualizados, para o ensino e aprendizagem da inovação e do empreendedorismo. Serão seis semanas de atividades em turno inverso, totalizando 16 horas/aula. No dia 23 de abril acontece o encerramento do Decola, na Unijuí campus Santa Rosa, onde as turmas irão participar de um challenge, receberão um desafio e terão que encontrar uma solução para ele.

Lucas Escher, analista de negócios da Criatec - Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, participou como voluntário nas edições de 2018 e 2019 e, neste ano, se dedica novamente ao programa. Para ele, as abordagens do Decola incentivam os estudantes a transformarem sonhos em objetivos, mesmo aos que não pretendem empreender. “O Decola vem recebendo excelentes relatos sobre a aplicação das metodologias. Isso nos motiva ainda mais a querer desenvolver novas lideranças e empreendedores, também a transformar nosso conhecimento em uma oportunidade de contribuir para uma sociedade melhor. Nós também já contamos com o esforço de outras pessoas, para que hoje tivéssemos tantas experiências para serem compartilhadas”, destaca Lucas.