Unijuí é parceira do Ministério Público na entrega de celulares restaurados ao Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher - Unijuí

O conserto dos aparelhos é de responsabilidade dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, do campus Santa Rosa

Os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí apoiam o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) no Projeto Alquimia II, que tem como objetivo restaurar celulares apreendidos em processos, em presídios ou nas mãos de criminosos. Nesta terça-feira, dia 8, Dia Internacional da Mulher, 10 aparelhos foram entregues pela promotora de Justiça Criminal, Cristiane Mello de Bona, à coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Santa Rosa, Solange Griza e à gerente local do Centro de Referência Regional de Atendimento à Mulher (CRRM), Mariza Oleynek.

Ainda devem ser entregues mais 10 celulares ao CRRM. A iniciativa já beneficiou também, em outros momentos, as Secretarias de Educação dos municípios de Santa Rosa, Horizontina e Ijuí.

A promotora de Justiça Criminal de Santa Rosa explica que o objetivo inicial do Projeto Alquimia II era atender demandas de escolas públicas durante a pandemia, facilitando o acesso às aulas remotas, por estudantes carentes. Com a necessidade evidente do CRRM, o Projeto foi estendido. “Muitas mulheres em situação de vulnerabilidade social ou violência doméstica que são acolhidas, precisam sair rapidamente de suas casas ou, em alguns casos, nem mesmo têm celular, pela situação vivenciada. Ampliamos o objeto do Projeto Alquimia, para poder contemplar também essa possibilidade de destinação”, relata Cristiane.

Neste projeto, a Unijuí conta com a dedicação de um técnico, Cleomar Lizot.