Reitora da Unijuí conduz aula inaugural do programa Mulheres Empreendedoras - Unijuí

Reitora da Unijuí conduz aula inaugural do programa Mulheres Empreendedoras

Projeto foi oficialmente lançado nesta terça-feira, Dia Internacional da Mulher, no Palácio Piratini

Marcando o Dia Internacional da Mulher, aconteceu na manhã desta terça-feira, no Palácio Piratini em Porto Alegre, o lançamento do programa Mulheres Empreendedoras - uma iniciativa da Secretaria Estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, em parceria com a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí.

O programa compreende a realização de cursos gratuitos de qualificação, já iniciados, beneficiando 1.400 mulheres em todo o Estado. O projeto objetiva dar às mulheres ferramentas para o empreendedorismo, por meio da elaboração e desenvolvimento de planos de negócios, finanças, inovação, marketing e e-commerce, além do desenvolvimento de ideias, projetos e empreendimentos sociais, tradicionais e culturais, visando maior participação feminina nos processos de geração de trabalho e renda.

“O empoderamento feminino e suas ações são medidas necessárias para limitar a exploração marcada pelo machismo e pelo preconceito. Nesta linha, as políticas públicas surgem como forma de combater toda e qualquer situação que se afaste da liberdade, do respeito e da garantia de direitos”, afirmou a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, que participou da cerimônia ao lado da coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, responsável pelo programa na Unijuí. A reitora foi responsável pela aula inaugural “Empreendedorismo feminino: em busca da igualdade de gênero”.

Em sua fala, a reitora pontuou as dificuldades e a transformação do papel da mulher ao longo dos anos, à medida em que a sociedade flexibilizava sua estrutura e o patriarcado cedia espaço para que as mulheres pudessem trabalhar fora de casa. Ao realizar um breve resgate de sua história, a professora ressaltou o orgulho que sente em estar à frente de uma Universidade como a Unijuí, com mais de mil profissionais - sendo 62% do sexo feminino - e que conta com um orçamento anual de R$ 130 milhões. Sendo um espaço plural e de formação, agora a Universidade, parceira do Governo do Estado, auxilia na qualificação e empoderamento de centenas de mulheres.

“O programa que lançamos hoje visa estimular desejos, sonhos, novos negócios e oportunidades já existentes. As participantes terão acesso às aulas e, após a conclusão dos módulos, a consultorias individuais. Elas vão adquirir conhecimento para o empreendedorismo”, completou.

Conforme destacou o governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, o projeto lançado vai qualificar mulheres para geração de emprego e renda. “A capacitação é um importante passo para a inserção feminina no mercado de trabalho". Durante a cerimônia, ele autorizou o encaminhamento de uma segunda fase da iniciativa para abertura de nova turma.

Secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker reforçou a importância da qualificação feminina. “O programa Mulheres Empreendedoras potencializa a reconhecida capacidade organizativa solidária das mulheres para que possam conquistar a sua autonomia financeira”, frisou.

Para conferir o lançamento na íntegra, acesse aqui.