IRDeR recebe doação da Sementes Costa Beber - Unijuí

IRDeR recebe doação da Sementes Costa Beber

A doação de 1514 kg de semente de soja permitiu o plantio de 30 hectares

O Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), Escola Fazenda da Unijuí, recebeu a doação de 1514 kg de semente de soja, cultivar 66I68 IPRO, que permitiu o plantio de uma área de 30 hectares de soja safrinha. A doação é oriunda de uma parceria com o Programa de Melhoramento Genético - linha de pesquisa de Melhoramento Genético de Grãos. O Programa busca, com o plantio de cultivares e acompanhamento por parte de estudantes, proporcionar conhecimento científico e tecnológico que auxiliem para um melhor manejo de lavouras e o dia a dia do produtor rural.

A doação de sementes e outros insumos é uma das iniciativas que qualificam os estudantes da Unijuí, bem como outras entidades e instituições que utilizam IRDeR, no que se refere, por exemplo a estimativa de produtividade, estimativa de crescimento, desenvolvimento das plantas e, principalmente, seleção de genótipos. Atualmente, utilizam a área, os estudantes dos cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária, Biologia, Química e Geografia, além da Pós-Graduação Lato Sensu e Pós-Graduação Stricto Sensu.

O professor Ivan Ricardo Carvalho coordena a linha de pesquisa de Melhoramento Genético de Grãos e acredita que a parceria com a Costa Beber motiva a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e recursos de bolsas de iniciação científica, tecnológica e de Pós-Graduação.  “Trabalhamos com vitrines tecnológicas, hoje com mais de 20 culturas, em que o estudante consegue ter uma vivência no campo, e isso é um diferencial da Unijuí, que tem sido contrastante nos últimos anos. Eu, como professor, acredito que isso modifica o jeito de pensar do estudante, que estará melhor preparado para qualquer ambiente de trabalho”, afirma o docente