Tamara Rosa realizou seu intercâmbio na Rússia, quando cursava o doutorado em Educação nas Ciências pela Unijuí
Se você é estudante de doutorado na Unijuí e deseja realizar um intercâmbio científico, fique atento: estão abertas as inscrições para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/Capes, até o dia 25 de março. Mais do que oportunizar ao estudante a vivência com outra cultura, o Programa amplia a colaboração com cientistas do exterior, expande a visibilidade da produção científica brasileira e fortalece os programas de pós-graduação do País.
Conforme constam nos editais VRPGPE 05/2022, 06/2022, 07/2022 e 08/2022, são disponibilizadas duas bolsas de estudos, com duração de seis meses cada, totalizando 12 meses, em cada um dos cursos de Doutorado da Unijuí: Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos, Educação nas Ciências e Modelagem Matemática e Computacional. Os componentes da bolsa de estudos são mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação e auxílio seguro-saúde.
Para participar da seleção é necessário ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente ou autorização de residência no Brasil; não possuir título de doutor; estar regularmente matriculado; ter sido aprovado no exame de qualificação ou ter cursado o primeiro ano do doutorado; comprovar proficiência mínima em língua estrangeira e não acumular a bolsa com benefícios para a mesma finalidade de outras agências de fomento.
“Essa é uma grande oportunidade que nossos estudantes têm durante o doutoramento. É um elemento enriquecedor para a formação pessoal e profissional, além de uma oportunidade de internacionalização dos nossos programas de pós-graduação”, destacou o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, lembrando que a Universidade incentiva os estudantes a darem este passo, possível graças à nota conquistada pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade na Avaliação da Capes. Só é possível participar da seleção alunos regularmente matriculados em cursos com nota igual ou superior a quatro.
Tamara Rosa, licenciada em Letras: Português e Inglês, foi uma das participantes do programa, quando realizava o curso de doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. Ela optou pela Rússia, porque queria viver uma experiência cultural diferente e, ao mesmo tempo, integrar um time internacional em um projeto que fosse do seu interesse. “Sinto muito orgulho de tudo que fiz, de tudo que aprendi. Estar em um país do continente euro-asiático foi ótimo para o meu crescimento pessoal e, se eu pudesse, faria tudo novamente, mesmo que tenha sido difícil ficar longe dos meus filhos”, destaca a doutora, ressaltando, ainda, que é imensa e gratificante a riqueza de compartilhar costumes de diferentes culturas ao redor do mundo através de novos amigos.
“Como mulher, pesquisadora e educadora, eu digo para todo mundo que faça seu doutorado em outro país. A experiência te faz mergulhar em uma onda de autoconhecimento, possibilita sair da zona de conforto, saber lidar com situações inesperadas e perceber como somos fortes e merecedoras das nossas conquistas”, afirmou, lembrando que a adaptação ao país foi fácil e que a experiência fez com que aprimorasse seu inglês e também aprendesse o russo, conforme a necessidade.
Interessados devem conferir os editais, disponíveis neste link, e realizar a inscrição junto ao Escritório de Relações Internacionais da Unijuí - localizado no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no Campus da Unijuí em Ijuí. Mais informações pelo telefone 3332.0329 ou pelo e-mail: eri@unijui.edu.br.