Estágios remunerados oportunizam que estudantes vivenciem o mercado de trabalho - Unijuí

Estágios remunerados oportunizam que estudantes vivenciem o mercado de trabalho

O ingresso no Ensino Superior é um divisor de águas na vida do estudante: para além do conhecimento adquirido em sala de aula, ele tem a oportunidade de iniciar na pesquisa, de vivenciar a futura profissão e de, ainda na graduação, transformar a sociedade em que vive. Mais do que oferecer espaços para práticas, de firmar parcerias para a inserção do acadêmico em empresas e órgãos públicos, a Unijuí também conta com vagas de estágio remunerado. Elas possibilitam a união da teoria com a prática, mas têm a característica de ser uma vitrine para a conquista de uma vaga de trabalho efetiva.

Graduada recentemente em Jornalismo, Amanda Callegaro Thiel reflete este exemplo: ingressou como estagiária na Rádio Unijuí FM em 2019, em busca da primeira experiência na área fora da sala de aula. Ao final do estágio, foi contratada pela emissora para compor a equipe. “Por meio do estágio na Rádio Unijuí foi possível adquirir experiência e conhecimento, aprimorar diversas habilidades, como de redação, comunicação e trabalho em equipe”, comenta.

André Deves Kochhann estagiou na Unijuí em 2015, sendo essa sua primeira experiência profissional na área de Tecnologia da Informação. “Foi no estágio que aprendi todas as habilidades que sei hoje. Cresci tanto profissionalmente quanto pessoalmente, além de escolher, durante o estágio, a área de suporte e infraestrutura para seguir na carreira profissional”, explica. Atualmente, André trabalha na Coordenadoria de Informática da Universidade.

Se você quer se inserir no mercado profissional, assim como a Amanda e o André, fique atento: a Unijuí disponibiliza, ao longo do ano, diversas vagas de estágio remunerado, nos mais diversos setores da Instituição.

O processo completo, desde a inscrição até a divulgação dos resultados, ocorre por meio de editais, publicados no Portal da Unijuí. Os contratos de estágio são realizados pelo Centro de Integração Empresa - Escola (Ciee-RS), com duração máxima de dois anos.

“Cada vaga exige certa afinidade com a formação do acadêmico, ou seja, a atividade que o estudante vai desempenhar deve estar relacionada ao curso de formação. Muitas vezes ele precisa estar com alguns semestres do curso já transcorridos, pois as atividades exigem certo grau de conhecimento técnico”, explica o gerente da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Unijuí, José Luis Bressam.

Atualmente, existem 39 estagiários atuando na Unijuí, porém, com o retorno das aulas este número tende a aumentar. Segundo Bressam, os estágios solidificam o processo de aprendizado e abrem novas oportunidades para o futuro profissional. “É uma oportunidade de relacionar a teoria e a prática, ou seja, no mundo das organizações é possível vivenciar e entender como se dá a dinâmica do trabalho, suas relações e a complexidade que hoje as instituições enfrentam para se manterem ativas na sociedade”, salienta.

Boa parte dos estagiários da Unijuí são acadêmicos das graduações da Universidade, porém, também há possibilidade de estudantes de cursos técnicos de instituições da região encontrarem suas experiências profissionais na Universidade. “Temos inúmeros casos de estagiários que tornaram-se funcionários da Instituição, tanto na categoria de técnicos-administrativos como de professores. Este diferencial no seu percurso de formação contribui para alicerçar a sua carreira profissional”, finaliza Bressam.

Para acompanhar as vagas abertas, acesse unijui.edu.br/trabalheconosco

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí