Com programação especial, Unijuí recepciona estudantes nos quatro campi - Unijuí

Com programação especial, Unijuí recepciona estudantes nos quatro campi

Campus Ijuí

A Unijuí preparou uma programação especial para receber seus estudantes nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, nos quatro campi da Instituição: Ijuí, Santa Rosa, Três Passos e Panambi. Os estudantes puderam retirar os cadernos institucionais e participar de um evento que contou com saudação da reitoria e bate-papo promovido por professores da Universidade, sobre o tema “Como aproveitar oportunidades e construir minha carreira ainda na Graduação”.

Em Ijuí, os calouros foram recepcionados no Salão de Atos pela reitora, professora Cátia Maria Nehring, que destacou que o ingresso no curso de graduação, e especialmente em uma universidade, abre um leque de oportunidades aos estudantes. “Vocês estão ingressando em uma Instituição com mais de 60 anos de história. Muitos de vocês têm pais, amigos, familiares que se formaram aqui. Estamos falando de uma grande universidade, que conta com quatro campi, com 14 polos EaD, com um alcance que vai além do Estado e do País. Nós produzimos conhecimento, ensinamos ciência e formamos profissionais que, de fato, conhecem sua futura área de atuação”, destacou a reitora. A fala antecedeu a palestra com o professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional e dos cursos de Tecnologia e Engenharias da Unijuí, Maurício de Campos.

Como destacou o vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, é com emoção e expectativa que os professores e técnicos-administrativos e de apoio recebem os estudantes presencialmente, após dois anos de distanciamento causado pela pandemia de covid-19. “Estamos aqui num recomeço, com grande expectativa. É a chance que temos de fazer melhor. E para isso, contamos com uma Universidade completa, com professores que possuem mestrado e doutorado, que podem auxiliar no percurso formativo", afirmou o vice-reitor, abrindo o bate-papo em Panambi para calouros e veteranos, com Daniel Knebel Baggio, professor do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional; Fernanda Pasqualini, coordenadora do curso de Administração nos campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi; Eliana Ribas Maciel, professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis; Felipe Tusset, professor do curso de Engenharia Mecânica; e Patricia Pedrali, coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

No campus Santa Rosa, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, falou da satisfação em receber os estudantes, especialmente após as dificuldades enfrentadas com a pandemia. "Nós conseguimos manter os cursos funcionando, dar conta de todas as nossas obrigações institucionais, mas, sem dúvidas, é ótimo poder retornar à presencialidade. Estamos seguros para acelerar as aprendizagens, celebrar o conhecimento e usufruir de tudo que a Unijuí oferece, a exemplo das metodologias que a Instituição incorporou no último ano. Estou seguro que estamos inaugurando um novo momento.” Os calouros acompanharam o bate-papo comandado pelas professoras Simoni Antunes Fernandes, coordenadora do curso de Psicologia, e Taciana Paula Enderle, professora do curso de Engenharia Elétrica.

Em Três Passos, calouros e veteranos acompanharam a palestra com os professores da área do Direito, Doglas Cesar Lucas, Emmanuelle de Araujo Malgarim, Enio Waldir da Silva, Joaquim Henrique Gatto e Fernanda Serrer. Eles foram recebidos pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto. “Organizamos uma apresentação da Universidade e um bate-papo muito rico para que os professores compartilhassem com os estudantes suas vivências na pesquisa, no ensino e na extensão, estimulando-os a refletir sobre o que é estar na Universidade. A expectativa é que tenhamos um ano letivo bastante produtivo e que os acadêmicos realmente possam viver a transformação que a Universidade oferece", reforçou a professora Fabiana.

Os estudantes, veteranos e calouros de todos os campi, ainda participarão de uma programação especial de retorno na segunda semana de março. O evento está sendo organizado por meio de uma parceria entre Diretório Acadêmico Estudantil (DCE) e a Universidade. O calendário de atividades será divulgado nos próximos dias.

Campus Ijuí

Campus Panambi