Braço de Negócios de Impacto Socioambiental da Criatec entrega materiais escolares em ação do Dia do Bem - Unijuí

A Agência de Inovação e Tecnologia (Agit), por meio do braço de Negócios de Impacto Socioambiental da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), realizou na tarde da última sexta-feira, 18 de fevereiro, a 7ª edição do Dia do Bem Volta às Aulas. A ação contou com a entrega de materiais escolares aos filhos de catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6).

Conforme explica a analista da Criatec, responsável pela organização do evento, Elizandra Pinheiro da Silva, a ação Dia do Bem Volta às Aulas teve início em 2016, com um impacto significativo às crianças que, ao iniciarem o ano letivo com seu material, sentem-se mais felizes e inclusas. Com apoio da Novatech, 3 Tentos e Livraria Centenária, foram doados, neste ano, 430 itens - entre cadernos, borrachas, canetas, colas, tesouras, dicionários, caixas de lápis de cor, folhas de desenho e A4, mochilas e estojos, por exemplo -, que integraram 30 kits, entregues a crianças do Pré ao 9º Ano do Ensino Fundamental. A ação foi realizada nas dependências da Criatec e a empresa AnaLu Transportes patrocinou o transporte, viabilizando o deslocamento das crianças.

“Eu, que acompanho as associações desde 2008, sei o quanto é limitante a condição dos catadores que atuam nos galpões. Existem muitas necessidades e nem sempre eles conseguem atender a todas. Então, o pouco que fizemos significa muito, impactando positivamente nestas famílias. As crianças são o futuro e todas têm potencial para crescer e se desenvolver e, por isso, anualmente nos esforçamos para atendê-las. Acredito que educando hoje transformamos o amanhã. Alguns desses alunos já estão trabalhando na condição de jovem aprendiz e isso nos motiva a seguir em frente”, afirmou Elizandra.

A fala foi reforçada pela coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini. “Como Universidade, acreditamos na transformação do mundo pela educação. Ficamos felizes porque conseguimos fazer a entrega dos materiais às crianças e por esta ação ter sido realizada em parceria."

Às crianças, a assessora de Extensão e Cultura da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Sirlei Noemi Schneider, lembrou sobre a importância de sonhar e trabalhar para que este sonho torne-se realidade.

Proprietário da Novatech, Carlos Scapini reforçou aos estudantes que só transformamos aprendendo e que empresa se orgulha em fazer parte da ação. Na mesma linha, a gerente de Sustentabilidade da 3 Tentos, Marcia Bisol, frisou a importância de ações como esta, lembrando que a empresa e seus colaboradores estão sempre engajados em atividades que beneficiem a comunidade.

O evento contou com a participação da psicóloga e coordenadora de Desenvolvimento Humano do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Laís Sartor, que falou sobre a importância do estudo na vida de todos os profissionais. “A gente pode ser o que quiser, tem lugar para todo mundo. Mas, para isso, precisamos estudar”, disse aos pequenos. Alessandro Borré, coordenador do projeto HCI Comunidade, explicou que a iniciativa leva às escolas, bairros e ao interior do município ações de promoção à saúde, como forma de retribuir o carinho e o auxílio prestado pela comunidade ao longo dos anos.

Os resultados  positivos da ação levaram a Criatec a repensar as práticas realizadas e mediadas junto às empresas parceiras, que também têm o olhar voltado para a transformação dessas crianças a partir da educação. Por isso, a partir deste ano, a ideia é ampliar a inserção e atuação nestes grupos, desenvolvendo outras atividades mensais para as crianças, com foco no desenvolvimento socioeducativo e no impacto social das famílias envolvidas, atendendo aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Inicialmente, a proposta é fazer um diagnóstico, para então, na sequência, organizar as atividades e oficinas em grupos por faixa etária, atendendo às necessidades dos participantes do projeto, numa perspectiva de motivá-las e auxiliá-las no seu desenvolvimento pessoal. Essas ações estão sendo dialogadas com as empresas parceiras e projetos de extensão da Universidade. Também estão abertas para a inserção de outros projetos ou empresas que queiram apoiar a iniciativa”, finalizou Elizandra.