Experiência da Ouvidoria da Unijuí é publicada em livro - Unijuí

Experiência da Ouvidoria da Unijuí é publicada em livro

O livro “Ouvidoria Brasileira: cenários e desafios”, que conta com a participação da Ouvidoria da Unijuí, chegou à Biblioteca Mario Osorio Marques na última semana e já está disponível para consulta. O livro foi lançado durante o XXI Encontro Nacional do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), realizado entre os dias 25 e 27 de agosto de 2021, a partir de uma promoção da Universidade de Brasília (UnB), de forma virtual.

A obra é editada pela Editora UnB, com o apoio do FNOUH, e apresenta a ouvidoria brasileira, seus cenários e desafios a partir da compreensão de que o espaço que ela ocupa se define como lócus de defesa dos cidadãos e seus direitos. Nesta direção, são destacadas experiências no âmbito das ouvidorias universitárias e de hospitais de ensino do Brasil, com vistas a compreender o papel da gestão integrada, da ética e das boas práticas administrativas e os sistemas que integram e colaboram para a recepção e o encaminhamento das manifestações. Além disso, busca-se explicitar a questão da autoavaliação e trazer algumas reflexões com olhar sociológico sobre o tema, por meio de uma visão democrática e humana.

O artigo da coordenadora da Comissão Própria de Avaliação - CPA/Unijuí, Magna Stella Cargnelutti Dalla Rosa, e da ouvidora da Unijuí, Laura Scheren Dalpiaz, compõem o capítulo 11 e é intitulado “Algumas reflexões sobre a autoavaliação e a função da ouvidoria de uma universidade comunitária gaúcha”, dando visibilidade à Instituição em nível nacional.