Professor da Unijuí participa de Congresso Internacional - Unijuí

Professor da Unijuí participa de Congresso Internacional

As parcerias e iniciativas de internacionalização da Unijuí possibilitaram que o professor doutor Pedro Büttenbender participasse, no mês de janeiro, do Congresso Internacional de Vinculación con el Medio. O evento, em formato híbrido, foi promovido pela Universidad Andrés Bello, do Chile. O docente é um dos autores do trabalho "Las redes universitarias como herramienta de vinculación e integración", juntamente com Luis Enrique Lichowski, da Universidad Gastón Dachary - Argentina e Xavier Martínez Cobas, da Universidad de Vigo - Espanha.

A apresentação do trabalho foi realizada online, ao todo foram de 35 pesquisas. O artigo com a participação do docente da Unijuí, destaca a importância da Redes Internacionais de Universidades, com base na experiência de 15 anos da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional - Red Cidir. Você pode assistir a esta e outras apresentações do evento clicando neste link.

A Unijuí é uma das fundadoras e possui forte envolvimento em todas as iniciativas da Red Cidir. “Para a Unijuí, a participação neste evento magno internacional reconhece a importância das iniciativas em rede, que visam a internacionalização, a integração regional e a promoção do desenvolvimento científico, tecnológico, da inovação e do desenvolvimento”, destaca Büttenbender.

O docente ainda apresenta um conjunto de ações que fazem parte do trabalho e que integram o planejamento da própria Red Cidir:

- Ampliar a cooperação entre as Universidades e Governos, estruturas produtivas e sociedade;

- Priorizar a formação de um ecossistema  de fomento à inovação, ao empreendedorismo, a integração regional e o desenvolvimento da Região Missioneira Trinacional;

- Promover o fomento à cooperação e ampliação dos negócios entre as regiões;

- Constituir bases para a constituição de um Parque Tecnológico, na região de fronteira,  com estrutura difusa e bases em três países;

- Fortalecer a trajetória histórica de formação antropológica, competências e recursos regionais, fortalecer a imagem da região enquanto território integrado e potencializado a partir da cooperação.

Na Unijuí, o professor doutor Pedro Büttenbender atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, no curso de Administração e disciplinas ligadas à Administração, em outros cursos.