Até o dia 13 de março, a Unijuí recebe inscrições para a Pós-Graduação Lato Sensu em Fitoterapia Clínica, direcionada a todos os profissionais interessados na temática. Com previsão de início em 25 de março, o curso visa qualificar os participantes para a indicação e prescrição de fitoterápicos e plantas medicinais.
A prescrição está prevista pelos conselhos de classe da maioria dos cursos da área da saúde, apesar de a temática não ser tão explorada em muitas graduações. Diante disso, o curso prevê uma carga horária de 360h, destinadas à análise dos benefícios e malefícios daquela que é considerada a forma de medicina mais antiga.
A fitoterapia é indicada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças físicas e mentais. Mas, embora a prática seja considerada extremamente benéfica à saúde, as plantas também podem desencadear intoxicações, sendo estas decorrentes de inúmeros fatores, como falta de conhecimento sobre as condições de cultivo, incorreta identificação farmacobotânica, informações insuficientes sobre reações adversas, esquema posológico, período de tempo de uso da terapia e, em especial, as interações medicamentosas. Por esse motivo, o acompanhamento de profissionais da saúde é recomendado.
Para realizar a inscrição e obter mais informações, acesse este link.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí