Na tarde desta quinta-feira, 27 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Ijuí, em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), lançou os produtos do projeto "Valorização da Cultura Imaterial de Ijuí - As Benzedeiras", composto pela Exposição e Documentário "Mãos que curam: o benzimento em Ijuí".
O documentário é composto por entrevistas e depoimentos dos benzedores, familiares e consulentes que participaram do projeto, onde ressaltam suas vivências com a prática local. Complementar ao projeto, foi montada uma exposição que está localizada no espaço de Exposições Temporárias do Museu, e que terá duração até o dia 1º de abril. A mostra é constituída de banners que retratam um pouco sobre a cultura de benzer na região, junto de todos os participantes entrevistados do projeto.
Como evento de lançamento para comunidade, a diretora do Madp, Cláudia Bohrer, discursou agradecendo a parceria do poder público de Ijuí, que foi o grande aliado na produção dos materiais. Também agradeceu a oportunidade a pesquisadora Patrícia Franco, que conduziu os trabalhos durante as produções, e terá sua tese de mestrado fruto do projeto. Agradeceu a todos presentes e, em especial, os benzedores e suas famílias que possibilitaram a realização da proposta. Representando a Secretaria da Cultura, o secretário adjunto Alisson Pizzoni realizou uma breve fala agradecendo ao Madp pela viabilização do projeto e de sua importância para a comunidade.
Marcou presença no evento a reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, que frisou que o projeto mostra a preciosidade presente em Ijuí e região e o carinho manifestado por toda a equipe, desde o título, Mãos que Curam, no projeto. “Quem não teve uma avó, um vizinho ou uma vizinha benzedeira, em que as famílias depositavam a sua crença? Por meio desta parceria, materializa-se a trajetória destes personagens, o que é emocionante.”
Também estiveram presentes representantes da Instituição de Ensino, membros da Associação de Amigos do Museu, colaboradores do Museu, da Prefeitura Municipal e também a Agência Terra Vermelha, responsável pela produção do documentário.
O documentário e demais materiais produzidos estão disponíveis à comunidade de forma online. Basta acessar as redes sociais do Madp ou o link https://sites.google.com/unijui.edu.br/maos-que-curam. Para realizar visita à exposição, é necessário agendar pelo telefone 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br .
O resultado apresentado na tarde de ontem faz parte do projeto "Valorização da Cultura Imaterial de Ijuí - As Benzedeiras", realizado com recursos do Governo Estadual do RS, por meio do Pró-Cultura RS e FAC - Fundo de Apoio à Cultura, sendo promovido pela Prefeitura Municipal de Ijuí.