A utilização de químicos contra pragas foi uma das descobertas que revolucionaram o setor agrícola mundialmente, possibilitando que as perdas nas lavouras sejam reduzidas, evitando desperdício de dinheiro, insumos e mão de obra. Porém, o uso de forma exagerada e sem levar em consideração os impactos ambientais podem causar danos ao meio ambiente e à saúde da população.
Uma das técnicas frequentemente adotada para o controle de pragas é o Manejo Integrado de Pragas (MIP), temática central da Qualificação Profissional em Bases para o Controle Químico de Pragas Agrícolas da Unijuí. O MIP é um conjunto de métodos recomendados pela comunidade científica para reduzir as pragas, que são divididos em pilares, sendo um deles o Controle Químico.
No curso, serão abordados aspectos relativos às bases para reduzir as populações de organismos-praga, motivados pela diversidade de mecanismos de ação, seletividade e toxicologia do químico. Dessa forma, busca-se minimizar os riscos ao aplicador e à natureza.
As inscrições para o curso estão abertas até o dia 27 de fevereiro e as aulas estão previstas para iniciar no dia 12 de março. O público-alvo do curso são engenheiros agrônomos, estudantes de Agronomia, técnicos em agropecuária e demais interessados na área.
Para se inscrever, basta acessar a página da Qualificação Profissional, através deste link.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí