A ciência explica: melhoramento genético ajudará na alimentação do futuro - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Considerada uma das principais contribuições da ciência para a agricultura, o melhoramento genético tem contribuído para o aumento da produtividade, melhoria da qualidade nutricional dos alimentos, resistência a pragas e doenças. A série “A ciência explica”, da Unijuí, buscou junto ao professor do curso de Agronomia, Ivan Ricardo Carvalho, responder se essa tecnologia ajudará na alimentação do futuro - e a resposta foi positiva.

“O melhoramento genético consiste em criar novas cultivares, da cultura que for de interesse da comunidade, recombinando novos alelos, criando novas condições higiênicas”, explicou o professor, lembrando que, na Unijuí, trabalha-se no melhoramento genético da soja, linhaça e aveia branca. “Se pensarmos em soja, temos mais de 4 mil cultivares no mercado, em todo o Brasil. Se pensarmos em aveia, mais de 300, e da mesma forma se citarmos o trigo. Tudo isso envolve a produção de alimentos. Todo alimento, toda agropecuária, precisa de um melhorista que desenvolva uma nova cultivar. Desde a alface, o tomate que consumimos, passaram por um processo de melhoramento para ter as características e benefícios que conhecemos”, reforçou o professor.

Ivan reforça, ainda, que os alimentos transgênicos, alvos de polêmica, não fazem mal à saúde - fato que vem sendo comprovado por cientistas desde 2001. “A transgenia não tem a ver com fazer mal, mas, sim, com a introgressão de um determinado gene que, muitas vezes, nos ajuda dentro da lavoura, dentro da agropecuária. Isso já existe em outros países desde as décadas de 1980 e 1990. O Brasil que estava atrasado nesse tema. Mas, graças às pesquisas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), tudo foi liberado e está funcionando bem.”

De acordo com o professor, hoje quase que a totalidade das lavouras de Ijuí e região são cultivadas com cereais ou grãos transgênicos.

Para conferir este e outros vídeos da série, acesse este link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.