Conheça as possibilidades de intercâmbio na Unijuí - Unijuí

Conheça as possibilidades de intercâmbio na Unijuí

Não é de hoje que aprender um novo idioma ajuda a alavancar carreiras. No entanto, o contexto atual do mercado de trabalho exige que os profissionais tenham, cada vez mais, vivências do mundo para acrescentar às suas soft skills, ou seja, às suas habilidades pessoais. Dentro disso, os intercâmbios se apresentam como uma excelente opção para desenvolver uma nova língua, adquirir conhecimentos de novas culturas e ter acesso a novas realidades mercadológicas.

Fazer tudo isso enquanto você ainda está cursando sua graduação é possível. A Unijuí conta com o Escritório de Relações Internacionais (ERI), o qual é responsável pelo contato com instituições de inúmeras partes do mundo e também é quem organiza a documentação e acompanhamento dos acadêmicos da Universidade em intercâmbios que podem durar de 06 meses a um ano.

Dentre os países parceiros da Unijuí para relações de intercâmbio de estudantes estão: Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, Colômbia, Espanha, Letônia, Polônia, Portugal, Rússia, Uruguai, Austrália e França. “Os intercâmbios são para todas as áreas de formação da Unijuí e o estudo nas universidades parceiras é gratuito, ou seja, o aluno mantém um crédito aqui na Unijuí para manter o vínculo com a Universidade, e estuda gratuitamente lá fora, eles pagam somente alimentação e moradia. Algumas universidades oferecem dormitórios dentro de sua infraestrutura também”, explica Maurício Wrubleski, assistente de relações internacionais da Unijuí.

Existem alguns pré-requisitos solicitados para os estudantes da Unijuí poderem cursar um semestre em outro país, tais como: ter no mínimo 20% do curso já transcorrido e uma carta de recomendação de um professor de seu curso de graduação. Para muitas das Universidades parceiras, não é exigido fluência na língua do país, no entanto, os estudantes que já tem familiaridade com um idioma estrangeiro tendem a ter um leque maior de escolha.

Os estudantes interessados em saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio no exterior, poderão contatar o ERI por email (eri@unijui.edu.br), whatsapp (55 98146-1888) ou ainda presencialmente. “É importante que o aluno venha com antecedência de pelo menos um semestre, pois existem vagas limitadas e as datas da viagem devem ser bem planejadas, assim como organização de passaporte e demais documentos necessários”, finaliza Maurício.