Como as novas tecnologias auxiliam o agronegócio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Universidades, como formadoras, também precisam acompanhar esse processo

O avanço da tecnologia certamente faz muita diferença para o agronegócio, não somente no aumento da produtividade, mas também na melhoria de implementos e processos, no cuidado com o meio ambiente e na qualidade de vida no campo. Avanços notáveis com o passar das gerações e que, certamente, assim como outras áreas, percebeu a pandemia acelerar ainda mais as transformações.

Pequenas ou grandes áreas produtivas se beneficiam com as novas tecnologias. O meio rural já se apresenta como uma opção de emprego qualificado, os dados permitem acompanhar tendências para a tomada de decisões, a digitalização facilita o recebimento, envio e armazenamento de informações importantes. Além, é claro, do aumento da produtividade, em um mesmo espaço territorial, que gera um resultado econômico maior.

A Universidade também precisa estar atenta e fazer parte desses avanços tecnológicos, uma vez que forma profissionais que irão atender essas demandas, seja em suas propriedades, ou na prestação de serviços. Também é o espaço para se pensar no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, que melhorem produtividade ou equipamentos.

A busca por conhecimento também acontece de maneira incessante por parte dos professores, como destaca Ivan Carvalho, professor do curso de Agronomia e coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Grãos e Forrageiras da Unijuí. “Nós  professores, precisamos nos reciclar constantemente. Hoje, o campo é regido por tecnologia embarcada, GPS, imagens de satélite, previsões meteorológicas, de produtividade, posicionamento de novas cultivares, entre outros. Isso também se relaciona muito com o que temos na Universidade e precisamos estar atentos, pois acredito que nos próximos anos haverá uma revolução ainda maior no mercado”, afirma Ivan.

O tema "Digitalização do Agro: o uso das tecnologias para potencializar a produtividade no campo" foi debatido no Rizoma, podcast da Unijuí e Unijuí FM. Clique aqui para ouvir na íntegra.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.