Voluntariado é diferencial de currículo no mercado de trabalho - Unijuí

Voluntariado é diferencial de currículo no mercado de trabalho

Foto arquivo: atividade desenvolvida no Projeto de Extensão Prematuros

Com a constante evolução do mercado de trabalho e a necessidade de que os profissionais desenvolvam habilidades que os diferenciam, o trabalho voluntário assume um papel importante nesse contexto. Num mundo onde a empatia é uma das competências mais valorizadas pelos recrutadores, ter no currículo a participação em trabalhos voluntários faz com que os profissionais, especialmente no seu início da trajetória profissional, tenham essa diferenciação no momento da análise.

Por meio do trabalho voluntário, os estudantes adquirem conhecimentos e experiências que os capacitam tanto para a vida pessoal quanto profissional. Além da ampliação da visão cultural e social dos indivíduos, a experiência acrescenta novos conhecimentos à trajetória acadêmica e profissional dos participantes. Dentre os diferenciais adquiridos ao longo desse processo, destacam-se: o networking; a vivência da realidade profissional, nos casos em que o trabalho voluntário é vinculado ao exercício profissional do acadêmico; o aprimoramento de habilidades; a expansão da visão de mundo e da busca por um propósito; e o desenvolvimento do senso de confiança e comprometimento.

A formação acadêmica, por sua vez, proporciona essa oportunidade dentro da própria Universidade. Por meio de participação em projetos de pesquisa e extensão de maneira voluntária, os estudantes têm contato com a pesquisa científica e também a aplicabilidade prática da profissão, por meio do contato com a comunidade regional. Na Unijuí, todos os cursos de graduação e pós-graduação contam com vagas de voluntariado em seus projetos, proporcionando aos estudantes um espaço de prática profissional ativa e com acompanhamento, bem como uma certificação de participação, passível de inclusão no currículo profissional.

Conheça as possibilidades de atuação voluntária nos projetos da Unijuí:

Extensão

Para se candidatar a um deles, basta entrar em contato com o coordenador do seu curso ou projeto.