Unijuí recebe aporte de mais de R$ 1,3 milhão para impulsionar ecossistemas de inovação na região - Unijuí

Três projetos da Universidade foram aprovados em edital de inovação do Programa Avançar na Inovação, do Governo do Estado

Na tarde desta segunda-feira, 10 de janeiro, no Plácio Piratini, o governador Eduardo Leite assinou convênios com universidades, fruto de editais do Programa Avançar na Inovação. O ato,  transmitido pelos canais oficiais do governo do Estado, contou com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, e representantes das universidades selecionadas pelo edital.

O ecossistema de inovação do Governo do Estado, de acordo com o secretário Lamb, surgem para reconhecer o potencial que o Rio Grande do Sul tem no contexto de produção acadêmica. “Muitos dos editais hoje aqui assinados visam, justamente, transformar essa produção intelectual que o RS tem, que é entre 11 e 12% da produção científica nacional, para que ela acelere nosso processo de crescimento econômico”, destacou. O Programa prevê o investimento de R$ 12 milhões em editais de Projetos e R$ 2,6 milhões em edital de Gestores de Inovação.

A Unijuí está entre as Universidades com projetos aprovados e selecionados dentro do Avançar na Inovação RS, são eles: Rede de sensores inteligentes para o monitoramento de sistemas de irrigação por pivô central - integrante do Programa Inova RS e desenvolvido em parceria com a empresa Fockink; Smart LiveLab: Espaço Colaborativo de Inovação Tecnológica para fomentar o desenvolvimento econômico social da Macrorregião Noroeste e Missões - desenvolvido em parceria com as empresas Nuvoni Softwares e I-Convergence Soluções Computacionais; Produção de biogás e sua utilização em geração distribuída no conceito de smart grids: perspectivas e desafios para Região Noroeste e Missões do RS - integrante do Programa Inova RS, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Horizontina e com as empresas Hidroenergia Engenharia e Automação LTDA.

A soma do valor repassado pelo Estado aos três projetos é de R$1.324.299,64. Inteirado ao valor de contrapartida da Unijuí e seus parceiros, a região Noroeste Missões recebe um aporte de R$1.731.009,46 para implementação destes três projetos que visam reposicionar e alavancar o desenvolvimento dentro dos ecossistemas de inovação para todo país.

Conforme o governador do Estado, Eduardo Leite, para que possamos consolidar essa liderança de produção de conhecimento científico do Rio Grande do Sul, era fundamental o posicionamento do Estado de maneira mais significativa para a garantia de políticas públicas para inovação. “Inovar exige riscos, porque inovar é exatamente sobre sair da caixa e arriscar-se a fazer de um jeito diferente e se envolve riscos fica mais difícil conseguir recursos (...) é aí que entra o Governo do Estado com a sua política de editais para dar suporte à estabelecer investimentos naquilo que eventualmente, pelo nível de risco ou por não ser consolidado, não tem a atração do setor privado suficientemente para alavancar algo que está sendo feito de novo”, finaliza, ressaltando que todos os projetos passaram por uma análise técnica rigorosa e com a confiança da produção de conhecimento por parte da academia.