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A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas. Com a pandemia de covid-19, o uso de smartphones e computadores tornou-se ainda maior entre crianças e adolescentes, que acabaram utilizando-os como um meio de estudos, comunicação e diversão. Mas quais os efeitos que esta exposição tecnológica excessiva pode trazer para o desenvolvimento infantil?
Segundo a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn, o uso traz desdobramentos para o desenvolvimento das crianças. “Muitos estudos apontam que há, sim, efeitos na constituição psíquica das crianças, que podem gerar dificuldades de lidar com as próprias emoções. E isto não está relacionado apenas pelo uso que a criança faz das telas. Está também interligado com o uso que os adultos, que têm relação com estas crianças, fazem”, explicou.
De acordo a professora da EFA e do curso de Pedagogia da Unijuí, Elisabete Andrade, o impacto já pode ser sentido pela falta de paciência entre os estudantes. “Nós percebemos que as crianças estão ansiosas. Precisamos constantemente fazer uma conversa para que elas entendam a importância de transcrever ou de ler, por exemplo.”
Neste sentido, é preciso pensar de que forma se utilizam os aparelhos tanto por parte dos pais quanto das crianças. “Não podemos negar a presença da tecnologia nas nossas vidas, mas devemos pensar em um uso mais saudável. Por isso, é importante conhecermos os efeitos que o uso da tecnologia produz nas crianças, mas também sobre o uso que os pais fazem da tecnologia e como isso pode afetar o desenvolvimento dos seus filhos e as suas questões subjetivas, para a partir disto, pensarmos como poderemos fazer para minimizar os efeitos negativos”, frisou a professora do curso de Psicologia da Unijuí, Amanda Schöffel Sehn.