Central Analítica tem aumento no número de atendimentos em 2021 - Unijuí

Central Analítica tem aumento no número de atendimentos em 2021

A Central Analítica vem se constituindo como laboratório prestador de serviços à comunidade há aproximadamente 20 anos, buscando no decorrer deste tempo se consolidar como espaço de excelência nos serviços prestados, bem como, contribuir na formação de profissionais. A Central é responsável pela realização de análises físico-químicas e microbiológicas  em água, efluentes líquidos e combustíveis.

A Central Analítica é um espaço de excelência que a Unijuí oferece a seus estudantes e à comunidade. É um laboratório que opera sob um sistema internacional de qualidade, a ISO:IEC 17025/2017 e, além disso, é cadastrado junto à Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) e junto à Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o que permite atender a várias demandas em análises de águas e efluentes líquidos com padrões internacionais de qualidade”, explicou.o coordenador da Central Analítica, professor Alessandro Hermann.

Ao longo de 2021, em virtude da pandemia, o laboratório precisou se reorganizar para manter o atendimento. “A pandemia trouxe muitos desafios e necessidade de reorganização e adaptações, mas durante todo este período o atendimento à comunidade externa se manteve constante. É possível olhar para nossas atividades desenvolvidas ao longo deste ano e sentir satisfação por tudo o que foi feito em um momento de ajustes constantes e de muita incerteza”, contou

Apesar da pandemia, o ano foi produtivo no laboratório, onde foi constatado um aumento no número de análises realizadas em comparação com o ano anterior. Somente em 2021, até o mês de novembro, 7.475 análises foram realizadas. “A Central Analítica exerce um papel relevante na região. Muitos clientes necessitam dos laudos e relatórios para a manutenção de suas atividades e também para atender as demandas dos órgãos de fiscalização”.

Além de ser um espaço importante para a prestação de serviços à comunidade, a Central contribui para a formação de estudantes. “Os acadêmicos desempenham um papel primordial dentro do laboratório, onde são disponibilizadas vagas de estágios remunerados, voluntários e também obrigatórios. A Central Analítica compreende um espaço riquíssimo para nossos estudantes, os colocando em contato com atividades práticas e solução de problemas”, destacou o coordenador.