Dignidade para todos: Brasil entre os países mais desiguais do mundo - Unijuí

Dignidade para todos: Brasil entre os países mais desiguais do mundo

O Ensino Superior permanece forte para amenizar e reverter os índices de desigualdade

Imagem Ilustrativa

Não é necessário que se façam grandes pesquisas para perceber que sim, a desigualdade ainda é forte em todo o planeta. Mas dados e pesquisas concretas mostram informações reais, para que se possa ter uma dimensão da situação e buscar mudanças, para vidas com mais dignidade. No final de 2021, o  Relatório sobre as Desigualdades Mundiais apontou o Brasil, entre os mais de 100 países pesquisados, como um dos mais desiguais do mundo.

A desigualdade econômica e financeira leva a tantas outras diferenças no país, como a moradia, a alimentação, a saúde, a educação e a segurança. Não seriam esses Direitos Humanos essenciais e que deveriam ser oferecidos com qualidade pelos Governos? A má distribuição de renda acaba elevando essas desigualdades. Os dados do relatório apontam que, do total da renda do país, os 10% mais ricos ganham quase 59% do valor. Já a metade mais pobre da população brasileira, fica com apenas 10% do total da renda nacional.

A própria Constituição Federal prevê a erradicação da pobreza e da marginalização, além de diminuir desigualdades sociais e regionais. Além de melhorias e tributações que precisam ser revistas pelos Governos, cada pessoa pode pensar em suas contribuições para que, de fato, haja mudanças. O acesso ao Ensino Superior também se apresenta como uma maneira de reduzir tamanha desigualdade. Estudar, certamente, se consolida como uma das maneiras de aumentar a renda e, consequentemente, diminuir a desigualdade.

Dados do IBGE/PNAD mostram que cada ano de estudo do brasileiro pode significar, em média, um aumento de 15% no salário. Outra pesquisa, realizada pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa, aponta que o trabalhador com Ensino Superior completo pode receber 5,7 vezes o rendimento de um brasileiro com poucos anos de estudo.

A Unijuí conta com diversas facilidades para ingresso no Ensino Superior, como: bolsas de estudo próprias, bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), FIES - Financiamento Estudantil, financiamentos, descontos, entre outras opções de benefícios. A Universidade também oferece algumas opções de descontos que podem chegar a 50%, conheça neste link.