CER III - Unir realiza cerca de 27 mil atendimentos em 2021 - Unijuí

CER III - Unir realiza cerca de 27 mil atendimentos em 2021

O Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir), da Unijuí, completou no dia 22 de dezembro de 2021 um ano de funcionamento. Fruto de uma parceria entre a Universidade, o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde de Ijuí, são ofertados atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, psicomotricidade e consultas médicas.

“O CER III - Unir atua tanto na reabilitação física, onde tem a função de auxiliar na recuperação das funções neurológicas e deformidades físicas; na reabilitação intelectual, onde o foco é a intervenção precoce - do zero aos seis anos de idade; e na visual, onde trabalhamos com a estimulação visual, desde o recém-nascido, com adaptação, orientação e mobilidade para os pacientes de baixa visão e cegos. Além disso,  dispensamos óculos, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, órteses e próteses custeadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a coordenadora do serviço, professora Edina Coelho.

Até novembro de 2021, 26.919 atendimentos foram realizados nas mais diversas áreas. Durante a pandemia, para que os atendimentos fossem feitos, os espaços foram adequados. "Reorganizamos as agendas, aumentamos os intervalos entre as consultas, além de realizarmos todos os protocolos de segurança. Também fizemos teleatendimentos aos pacientes de grupos de risco que não conseguiam se deslocar até o Cer III - Unir”.

Além de prestar serviços importantes na área da saúde para a comunidade regional, o CER III - Unir é um espaço diferenciado para a prática dos estudantes da graduação.  “O centro veio  para qualificar ainda mais a graduação, pois oportuniza a atuação direta dos estudantes com a prática. A presença dos acadêmicos dentro do CER III - Unir está enriquecendo o conhecimento interdisciplinar. Contamos com a supervisão docente integrada com a equipe do centro, formando um grupo multi e interdisciplinar. Também pensamos em conjunto com os cursos, atividades de promoção da saúde”, destacou a docente.

A comunidade pode ter acesso aos serviços do Cer III - Unir por meio da 9ª ou 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Em Ijuí, os usuários devem levar a solicitação médica  à sua Unidade Básica de Saúde de referência onde será feito o cadastro e agendamento da consulta. Já os usuários das demais cidades que compõem as regionais devem levar a solicitação diretamente na Secretaria Municipal de Saúde. Para mais informações, o telefone/Whatsapp é 3332-0204.