Unijuí integra governança da Rede de Indústria 4.0 do RS - Unijuí

Unijuí integra governança da Rede de Indústria 4.0 do RS

Criada com o propósito de integrar esforços e recursos para alavancar a competitividade da Indústria no Rio Grande do Sul, a Rede Indústria 4.0 do RS ganhou uma nova aliada: a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí. A reunião da governança para apresentação dos resultados do ano, bem como dos novos membros, foi realizada no dia 17 de dezembro.

A Unijuí, que fará parte de dois grupos de trabalho, sendo um de Pesquisa e outro de Ambientes de Inovação, foi representada pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa de Desenvolvimento da Universidade, Fabiana Simon, e pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unijuí, Maria Odete Palharini.

A governança é formada por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entidades de classe, secretarias afins do governo do Estado e empresas âncora. O objetivo é pensar ações em conjunto que possam impulsionar a maior aderência da indústria do RS aos conceitos da Indústria 4.0.

Entre os objetivos estão alinhar as atividades das diferentes entidades, unir esforços e recursos disponíveis para ter o maior impacto no ecossistema do RS; reunir informações de diferentes setores industriais e ser um canal formal para considerar os requisitos no desenvolvimento de uma indústria mais 4.0, garantindo que as demandas e necessidades de diferentes setores sejam ouvidas; e colaborar com o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem o ecossistema da Indústria 4.0 no RS e no Brasil.

Mais informações sobre a rede e sobre as tecnologias para indústria 4.0 podem ser obtidas no site.