“Inovação só acontece a partir da educação”, diz palestrante em evento Compartilhando Experiências, na Unijuí - Unijuí

Na última quinta-feira, dia 16 de dezembro, o evento “Compartilhando Experiências”, promovido pela Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí, Criatec, Projeto Cidades Inteligentes e com o apoio do Sebrae e do projeto Empreenda +, contou com a presença do professor doutor Nedisson Luis Gessi que expôs aos participantes algumas vivências relevantes em sua carreira profissional. A conversa ocorreu no Espaço +Inovação da Universidade e foi pautada na participação de Nedisson na Expo Dubai 2020.

Conhecida como uma das principais feiras do mundo integrando cultura, inovação, tecnologia e design, a Expo Dubai acontece a cada cinco anos em diversas cidades, desde 1851. “Geralmente, essa feira global nos apresenta tecnologias que vamos utilizar diariamente daqui aproximadamente três anos no futuro. Por exemplo, na Expo Lisboa 1998, foram expostos os conceitos da tela touchscreen”, explica Nedisson.

Segundo o palestrante, “é interessante visitar estes eventos, compreender o que está sendo feito e quando retornar, compartilhar esse conhecimento. É a partir desse retorno que a gente pode analisar e encontrar soluções que condizem com a nossa realidade. Nessa etapa do processo entram as universidades, porque inovação só acontece a partir da educação”, frisa.

Porém, Nedisson afirma que não basta apenas buscar novos conhecimentos. “O objetivo das nossas conversas é sempre este: desacomodar as pessoas! Somente refletir não resolve os problemas. Por isso explicamos que precisamos agir também,  para que possamos implementar esses aprendizados em nossa região”, finaliza.

O encontro foi dividido em três momentos, onde os participantes puderam conhecer mais sobre a Expo Dubai, sobre tecnologias emergentes e ainda contar com um momento de networking.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí