Egresso de Filosofia da Unijuí tem projeção mundial com livros lançados - Unijuí

Egresso de Filosofia da Unijuí tem projeção mundial com livros lançados

Durante a infância surgem os primeiros sonhos sobre o futuro profissional, e não foi diferente com Jacob Petry. Apaixonado por filosofia, literatura e com um sonho secreto de ser escritor, o egresso do curso de Filosofia da Unijuí não desistiu de seus objetivos e agora conquista milhares de leitores pelo mundo. Filho de pequenos agricultores do interior de Campina das Missões, Jacob atualmente mora em Princeton, New Jersey, e dedica-se à pesquisa, escrita e ministra cursos online sobre mentalidade, cognição e espiritualidade, onde reúne uma média de 800 alunos por turma.

Jacob conta que através de sua irmã retirava livros da biblioteca pública, mas, como morava no interior, não havia a possibilidade de devolvê-los dentro do prazo de 30 dias. Desta forma, pediu ao bibliotecário pelo menos 90 dias, e ele aceitou, desde que fossem livros de uma única seção: a dos livros de filosofia, já que era um espaço raramente visitado.

“Foi assim que comecei a estudar os filósofos. Três anos depois, um professor, pai de um amigo, promotor vocacional na comunidade, perguntou se eu não queria ir estudar no seminário. O filho dele, meu amigo, estava indo. Aquela possibilidade abriu um novo horizonte na minha vida. E contra todas as perspectivas, consegui sair da casa de meus pais e continuar meus estudos”, conta.

Quando chegou a oportunidade de ingressar no Ensino Superior, acabou sendo desencorajado diversas vezes, mas não desistiu de seu sonho e decidiu cursar Filosofia na Unijuí. “A Unijuí, principalmente na área de filosofia, tinha professores excepcionais. Luis Alles, Aloísio Ruedel, Remi Schorn e Ramão Hilgert, entre outros, foram influências incomparáveis, era uma seleção de ouro. Havia congressos, em Ijuí, com figuras globais. Íamos em seminários em Toledo, no Paraná. Na minha percepção, o corpo docente da Unijuí, na área de filosofia, era um dos melhores do Brasil”, ressalta.

Jacob foi egresso da última turma do campus de Santa Rosa e afirma que a Universidade proporcionava aos estudantes um ambiente de estudo e de pesquisa fantástico, com turmas compostas por seminaristas, o que proporcionava qualidade de debate e de discussão de altíssimo nível. “A Unijuí fundamentou minha base. Graças a isso, pude crescer e sustentar esse crescimento. Além de conhecimento, ela me trouxe consciência, segurança, experiência, confiança e maturidade para seguir meu caminho com firmeza”, afirma.

O escritor mudou-se para os Estados Unidos em 1999, onde, entre 2002 e 2006, escreveu quatro livros de ficção, mas somente em 2010 alcançou projeção com o livro “O óbvio que ignoramos”,  lançado no Brasil e em Portugal, tendo destaque na Folha de São Paulo, Agência Estado, Veja e vários outros órgãos.

O autor tornou-se ainda mais conhecido por sua adaptação do livro de Napoleon Hill, The Law of Success, originalmente publicado em 1928. A releitura se chama “As 16 leis do Sucesso” e está há anos nas listas de livros de negócios mais lidos do Brasil. Surgiram então outras obras como o Poder & Manipulação, uma releitura do mundo moderno a partir de 20 lições extraídas de O Príncipe, de Maquiavel; Os atrevidos dominam o mundo e Grandes Erros.

Para o futuro, o egresso pretende continuar estudando e traduzindo conhecimentos em livros, com o objetivo de simplificar assuntos complexos em um formato acessível às pessoas que leem os livros ou o acompanham em suas redes sociais, as quais utiliza para educar e conscientizar.

Jacob encoraja os estudantes a não desistirem de seus sonhos e ressalta a importância do Ensino Superior. “Nada substitui uma boa universidade. O conhecimento até pode ser adquirido fora do ambiente acadêmico, mas a experiência, a maturidade, a visão e o entendimento de como usar o conhecimento raramente podem ser encontrados fora dela. Portanto, não busque atalhos. Você não pode acelerar o amadurecimento de uma fruta sem afetar seu sabor. Da mesma forma, você não pode buscar atalhos para seu amadurecimento sem criar deficiências que irão lhe prejudicar futuramente”, finaliza.

Por Susan Pereira, acadêmica de Jornalismo da Unijuí.