Unijuí apresenta resultados na 2ª Mostra de Projetos Integradores - Unijuí

Unijuí apresenta resultados na 2ª Mostra de Projetos Integradores

A Unijuí promoveu na noite desta quarta-feira, 15 de dezembro, a II Mostra de Projetos Integradores, marcando o fechamento do segundo semestre de implementação da Graduação Mais - o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. O evento aconteceu de forma online, com transmissão pelo canal da Universidade no Youtube.

Conforme explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Graduação Mais é um projeto de reinvenção pedagógica, pioneiro na região e no Rio Grande do Sul. Ele leva para dentro dos currículos dos 31 cursos de graduação o que há de mais recente no cenário educacional, como os currículos por competências, módulos de Formação Pessoal e Profissional e Projetos Integradores (PIs).

“Este novo modelo leva os estudantes para a prática desde o início do curso. Eles passam a ter vivências reais, por meio dos Projetos Integradores, trabalhando em soluções para demandas encaminhadas pela comunidade, por entidades, setores público e privado. Com isso, nossos acadêmicos se aproximam do mercado de trabalho, das atividades inerentes à profissão, enquanto que a comunidade se beneficia com a solução de problemas. Muitas entidades, por condições financeiras, não teriam a possibilidade de ter essa resolução”, explicou a vice-reitora.

Como lembrou a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP), Mariane Denise Martins, os desafios chegam à Universidade por meio da plataforma Sou Mais e são, então, encaminhados para os cursos. Somente neste ano, 240 desafios foram cadastrados e 209 projetos executados - 79 neste segundo semestre, nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Além disso, a plataforma recebeu o cadastro de 188 mentores, que são profissionais atuantes do mercado de trabalho de toda região, muitos egressos da Instituição, que se voluntariam para participar dos projetos.

Dentre as entidades que cadastraram demandas, esteve a Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais, a Afapeni de Santa Rosa. De acordo com a vice-presidente, Ledy Zimmermann, quatro desafios foram encaminhados à Unijuí. “Prestamos apoio a deficientes, na sua maioria, com mais de 30 anos de idade. Por mês, precisamos arrecadar cerca de R$ 9 mil em doações. Por isso, era necessário divulgar mais a entidade. Embora tenhamos uma atuação de mais de 25 anos, muitos não nos conhecem”, explicou a demandante. Por meio do Projeto Integrador Empreendedorismo e Inovação, foram realizadas ações de planejamento financeiro e marketing.

Sandra Bonfada, professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Eusébio de Queiros, interior de Catuípe, esteve dos dois lados: encaminhando demandas, ao lado dos educadores, e atuando como mentora. “Atuei no projeto de Doenças Parasitárias e aprendi muito com os estudantes. Não sou da área de Ciências e ampliei meu conhecimento sobre hábitos, falta de cuidados e prevenção”, destacou.

Participando da 2ª Mostra como representante dos acadêmicos, Joana Fontana, do curso de Direito, comentou que participou de dois PIs e aprendeu muito com as temáticas. Neste segundo semestre, trabalhou, com seu grupo, em um desafio enviado pelo Tabelionato de Notas de Ijuí, sobre ata notarial. “Os projetos permitem que tenhamos a união da teoria com a prática. Eu pesquisei, debati com os colegas e, juntos, construímos resultados. Somos protagonistas a partir deste novo componente”, afirmou.

Segundo a professora Eusélia Paveglio Vieira, que atuou junto aos PIs, os professores discutiram o melhor modelo para fazer a integração direta entre a base conceitual e a busca por soluções aos desafios propostos. “O que mais me encanta é que os estudantes buscam soluções reais, profissionais. Eles se sentem profissionais. É positivo porque, desde cedo, eles conseguem visualizar os diferentes campos de atuação da sua profissão", destaca.

Na avaliação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a Graduação Mais foi uma aposta positiva da Unijuí, que trouxe uma série de inovações aos estudantes, a exemplo dos Projetos Integradores. “É uma forma inovadora de produzir conhecimento e de formar profissionais. Os estudantes não apenas escutam, eles interagem com a comunidade, buscam soluções, desde o primeiro semestre, sendo protagonistas de todo o processo”, ressaltou.

Para conferir alguns dos projetos realizados, acesse /universidade.unijui.edu.br/projetointegrador.

Confira o evento na íntegra: