Unijuí comemora 15 anos de fundação da Red Cidir - Unijuí

Unijuí comemora 15 anos de fundação da Red Cidir

Foto: ato de criação da Red Cidir, em 15 de dezembro de 2006

Com objetivo de buscar alternativas de cooperação que gerem intercâmbio de conhecimentos, a promoção da educação e o desenvolvimento de atividades que desenvolvam as Universidades e as regiões, há 15 anos nascia a Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional - Red Cidir. Entendendo a importância da Rede, a Unijuí foi uma das Instituições de Ensino Superior latino-americanas que se integraram ao processo de fundação.

Juntamente com a Unijuí, outras quatro instituições fomentaram o nascimento da Red Cidir, dentre elas:  a Fundação Educacional Machado de Assis - FEMA - (Brasil); a Universidade Católica Nuestra Señora de Asunción, Sede Regional de Itapúa - UCI - (Paraguai); a Universidade Nacional de Misiones - UNaM - (Argentina); e o então Instituto Universitário Gastón Dachary - UGD - (Argentina). Hoje, mais de 20 instituições fazem parte da iniciativa.

Concentrando o maior número de estudos e pesquisas submetidos e apresentados, nas cinco edições já realizadas do Simpósio Iberoamericano de Desenvolvimento e Integração Regional, a Unijuí já presidiu a Rede, entre os anos de 2009 a 2016, por intermédio do professor doutor Pedro Luís Büttenbender. “Estes 15 anos se constituem em uma trajetória que consolida a capacidade de cooperação interuniversitária, em prol da promoção de políticas públicas de fomento à educação, à integração regional e ao desenvolvimento sustentável. Para a Unijuí, a Red Cidir se constitui como um instrumento estratégico, convergente com as prioridades do plano de desenvolvimento institucional, na perspectiva da atuação e da internacionalização das relações de cooperação da Universidade”, destaca Pedro Büttenbender.

Em comemoração aos 15 anos da Red Cidir, foi lançada uma série de vídeos com a participação de representantes das IES membros da entidade. A reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring destacou a importância, especialmente das pesquisas, dos eventos e das oportunidades de internacionalização. Assista ao depoimento: