Secretária Regina Becker anuncia liberação de recursos à Unijuí para projeto de empreendedorismo feminino - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Em visita à Unijuí nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, anunciou a liberação de recursos, nos próximos dias, para a execução do Programa Online para o Desenvolvimento de Habilidades Empreendedoras. A Fidene, mantenedora da Unijuí, foi selecionada para realizar a capacitação de 1,5 mil mulheres. Com a assinatura do convênio, nesta quarta-feira, o governo do Estado poderá realizar o repasse de R$ 350 mil.

Em meio a um cenário de incertezas, agravado pela pandemia, o programa visa estimular a participação da mulher nos processos de geração de trabalho e renda. Conforme explicou a secretária, as mulheres ainda sofrem discriminação no mercado de trabalho; recebem menos do que homens, mesmo ocupando os mesmos postos; e muitas ainda acabaram perdendo seus empregos nos últimos meses.

“Nós queremos trabalhar a autoestima destas mulheres, para que se sintam capazes de ingressar no mercado de trabalho, que ainda é muito machista”, comentou a secretária, lembrando que não houve seleção para o programa. As inscrições foram abertas, pela Secretaria, às mulheres que tinham interesse em realizar a capacitação. “A expectativa era de poder atender mulheres de níveis médio e baixo de escolaridade, mas, para a nossa surpresa, 82% das inscritas têm curso superior completo. Isso mostra que elas têm expectativa de terem seus próprios negócios”, afirmou.

Conforme explica a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Criatec, e coordenadora do projeto Mulheres Empreendedoras no âmbito da Fidene/Unijuí, Maria Odete Palharini, o programa contará com duas trilhas de conhecimento. Parte das mulheres inscritas já possuem empresas e, com elas, serão trabalhadas questões como reposicionamento, marketing, equipe e gestão. Com as demais mulheres, serão trabalhadas as fases de ideação, prototipagem e validação, e definição do modelo de negócio.

Reitora da Unijuí, a professora Cátia Maria Nehring frisou que a iniciativa tem o potencial de transformar vidas. “A pandemia acentuou a exclusão, o desemprego, e muitas mulheres buscaram alternativas para manter o seu sustento. É importante que elas tenham essa capacitação e aprendam a transformar, de fato, suas ideias em negócios”, disse.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.