SuperLux: últimos dias para se inscrever e participar - Unijuí

SuperLux: últimos dias para se inscrever e participar

O jogo SuperLux está chegando ao final de sua primeira etapa e os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição têm até o dia 18 de dezembro para se cadastrar. Visando conscientizar crianças e jovens das escolas do município de Ijuí, a Unijuí, a partir do Grupo de Automação Industrial e Controle da Unijuí (Gaic) desenvolveu o jogo SuperLux. O projeto foi criado em parceria com o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE Aneel) e o Departamento Municipal de Energia (Demei).

O objetivo do jogador é fazer com que seu avatar economize energia. A partir do jogo, foi lançado o campeonato de SuperLux, um evento que visa recompensar os melhores jogadores e os professores que mais incentivaram seus alunos a participarem do desafio. O torneio é dividido em duas etapas, sendo que, na primeira, chamada de SuperLux, os participantes devem realizar a inscrição e jogar. Posteriormente, devem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas residências, etapa essa denominada Mundo Real.

Para se inscrever, os competidores devem se cadastrar no site superlux.unijui.edu.br/NovoUsuario. Na inscrição, é necessário mencionar a escola, o professor incentivador, uma foto da conta de luz vigente, entre 18 de novembro até 17 de dezembro. O jogador finaliza o seu registro no campeonato apresentando um print da tela, mostrando a pontuação obtida.

O coordenador do Gaic da Unijuí, professor Maurício de Campos, salienta que o jogo é recomendado para todas as crianças. “A princípio, o SuperLux foi desenvolvido para crianças com mais de sete anos, porém ele é muito simples. A partir dessa praticidade, qualquer criança que resida na área de abrangência do Demei pode se divertir com o jogo”, comenta.

O próximo passo do jogo é a etapa Mundo Real. Nessa fase, os competidores vão utilizar os ensinamentos do jogo para economizar energia elétrica, só que desta vez em suas próprias residências. Dessa forma, vão competir com o consumo da conta de luz do ano anterior.

Premiação

O primeiro e o segundo colocados no campeonato SuperLux receberão um tablet e smartphone A12 da Samsung, respectivamente. Além disso, será sorteado um smartphone A12 da Samsung entre os participantes da competição e  outro, de mesmo modelo, para os inscritos no canal ConscientizAÇÃO, no YouTube.

Os professores destaques receberão um notebook (1º lugar) e um smartphone A12 da Samsung (2º lugar), já as escolas que se destacarem no campeonato concorrem a  um projetor multimídia e notebook (1º lugar) e um projetor multimídia (2º lugar). As instituições participantes também recebem o Selo de Escola Consciente.