O Espaço Mais Inovação da Unijuí sediou na última sexta-feira, 3 de dezembro, a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador em Cidades Inteligentes. Participaram acadêmicos de Design e de Engenharia Química da Unijuí.
“O componente incentivou o estudo do conceito de Cidades Inteligentes, tendo como referência os indicadores e/ou critérios utilizados para medir o nível de inteligência de uma cidade. Também foi possível levantar e avaliar as necessidades locais com relação à proposição de intervenções ou melhorias, considerando exemplos de cidades bem-sucedidas”, explicou o professor João Paulo Medeiros.
Aos estudantes foi proposto o desenvolvimento de um projeto global de revitalização do Bosque dos Capuchinhos, visando a aplicação de melhorias para o lazer, segurança e conforto da população.
Os cinco grupos apresentaram propostas de mobiliário urbano de convivência; mobiliário modular; elaboração de uma horta; intervenção com base nas etnias; e incentivo ao esporte e contemplação da natureza.
Confira a relação de projetos:
Mobiliário Urbano de Convivência: Bruna Brutis Botine, Camila Mosquer, Katherine Nascimento e Nadine Menegol.
Espaço Educação Ambiental: Daiane Franco Züge, Dara Cristina Bratz, Jéssica Caroline Gullich, Joel Almeida da Luz e Luís Carlos Post Júnior.
Projeto de Intervenção no Parque Mário Osório Marques: Dalton Nobles, Felipe Aita, Fernanda Wildner e Marcelo Pies.
Em contato com o Bosque: Alexandre, Eduardo, Mariana e Ramaira.
Projeto de Mobiliário Modular - Colméia: Amanda Almeida, Bruna Cerezini, Pâmela Hortencio e Vitoria Costa.