Uma das principais datas para as vendas do comércio, e também para as famílias, é o Natal. Com a entrada do 13º salário, a expectativa é que as vendas aumentem e que o setor possa, mesmo que minimamente, se recuperar do baque causado pela pandemia. Diante das ofertas e do medo de deixar alguém de fora da lista de presentes, pode ocorrer algo que ninguém quer: o superendividamento. Por outro lado, há o medo de vendas em baixa e o comércio precisa se recolocar para garantir uma oferta atrativa aos seus clientes. Mas como alinhar essas duas questões para que todos saiam ganhando?
Para debater o tema “Vendas de fim de ano: recuperação do comércio e cuidados com o endividamento”, o Rizoma Temático desta sexta-feira, 3 de dezembro, contou com a assessora jurídica do Balcão do Consumidor, Maria Luísa Viana; com o diretor executivo da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), Genésio Gomes; e com a especialista em Marketing e Experiência do Cliente, Researcher do Consumo, Etnografia e Cultura digital e professora dos cursos de Comunicação da Unijuí, Márcia Almeida.
De acordo com Genésio, Ijuí, assim como os demais municípios do País, enfrenta dificuldades na área do comércio desde que a pandemia começou. Antes, as vendas tinham uma regulação sazonal e a expectativa de crescimento se intensificava em datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados. Hoje, em razão da pandemia, esse cenário é regulado por picos de queda e de alta nas vendas, que não seguem exatamente as datas especiais. “Em abril do ano passado, quando as lojas fecharam, tivemos uma grande queda. A reação veio entre os meses de outubro e novembro. No início deste ano, uma nova queda, e em maio, um pouco de reação. Apesar deste cenário, o comércio varejista teve um crescimento de 3,8% nos últimos 12 meses. Se pegarmos o varejo ampliado, onde estão os automóveis e os materiais de construção, esse percentual chega a 8%”, explicou.
A pandemia fez com que os consumidores ficassem mais conectados e, consequentemente, mais ligados. As compras pela internet cresceram e também as pesquisas, antes da aquisição de qualquer produto. “Pensando neste cenário, especialmente nas empresas físicas, para garantir a compra é necessário preparar uma experiência ao consumidor em todos os pontos de contato da empresa. Eu, como empresário, preciso atender à expectativa do cliente que está pesquisando o tempo todo. Essa experiência vai fazer toda a diferença na hora da compra.”
Maria Luiza destacou que a crise repercutiu no Balcão do Consumidor, que tem percebido uma diminuição no número de reclamações, pela compra de produtos, nos últimos anos. As compras pela internet têm se destacado, e consequentemente as reclamações na área, especialmente de consumidores que compraram, mas não receberam seus produtos; pagaram boletos falsos ou adquiriram de empresas que não existem. “Apesar do crescimento relatado pela professora Márcia, ainda temos temos pessoas que não fazem a pesquisa prévia antes de adquirir os produtos”, disse.
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