Moradia gratuita é opção para estudantes da Unijuí - Unijuí

Moradia gratuita é opção para estudantes da Unijuí

No dia 7 de dezembro de 1999, a Unijuí apresentou oficialmente à comunidade acadêmica a Casa do Estudante, também conhecida como Unicasa. O processo de negociação para a conquista deste espaço teve início em 1996 e envolveu a formação de um fundo com o aporte de recursos próprios e também oriundos dos poderes públicos municipal, estadual e federal, além do esforço do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Ao longo de mais de duas décadas, desde que foram inaugurados os dois módulos que compõem a Unicasa, aproximadamente 500 estudantes já passaram pelo local. Para usufruir do benefício, é necessário estar matriculado em um curso presencial da Unijuí, não residir no perímetro urbano de Ijuí ou no meio rural próximo ao Campus, e não possuir curso universitário em nível de Graduação.

A cada semestre, são abertos dois editais para o preenchimento de vagas: o primeiro destina-se a bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), com gratuidade de 50% ou 100%, e o segundo, com vagas remanescentes, destina-se à livre concorrência, onde também podem concorrer estudantes estrangeiros. A isenção de mensalidade é válida para acadêmicos bolsistas e estrangeiros. Os demais pagam uma taxa simbólica.

A assistente social do Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) e coordenadora da Unicasa, Aline Lütke, destaca a importância de existir um espaço como esse para os acadêmicos. “Ao servir de moradia aos estudantes, a Unicasa proporciona melhores condições de estudos e também um espaço de convivência acadêmica e desenvolvimento do espírito cooperativo e de integração entre seus moradores”, ressalta.

A estudante do 7º semestre de Jornalismo, Ariane de Souza, relata que para que pudesse cursar a Graduação, era fundamental que a Universidade possuísse uma casa de estudantes, devido aos custos de aluguel e transporte. “Fiquei muito feliz quando descobri a Unicasa. Encontrei um espaço amplo, com muita área verde e uma estrutura que atende as minhas necessidades. Também conheci pessoas de muitos lugares e fiz amigos no período em que estou aqui. Essa é uma experiência que vou levar para a vida toda”, afirma a acadêmica, que reside há dois anos e meio na Unicasa.

O acadêmico Patrick Jordan é do Piauí, veio para Ijuí há um ano e meio para cursar Medicina e encontrou na Unicasa um local que, segundo ele, além da gratuidade na mensalidade para estudantes bolsistas, oferece facilidade, segurança e uma ótima estrutura. “A contribuição da Unicasa na minha formação está sendo gigantesca, visto que não teria condições de residir em Ijuí de outra maneira. Além disso, a grande assistência do Saai - Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional minimiza bastante as barreiras que possivelmente eu teria morando em outro local”, avalia.

Já o estudante Marcel Metogbe, que é de Benim, país da África Ocidental, está no último semestre do Mestrado em Desenvolvimento Regional e, desde que iniciou o curso, mora na Unicasa, sobre a qual ficou sabendo pelo Escritório de Relações Internacionais. “A localização e o cuidado que a Universidade oferece aos alunos moradores me atraíram na Unicasa. Por estar perto da Unijuí, eu tenho mais facilidade para ir e voltar do Campus. A disponibilidade da infraestrutura (internet, água, luz e outros) tem também um impacto positivo”, analisa o acadêmico.

A mestranda em Educação nas Ciências, Mariane Bach, morou na Unicasa de 2013 a 2020, primeiro enquanto cursava Letras - Português e Inglês e, posteriormente, durante a Pós-Graduação.  “A Unicasa foi essencial para a realização do meu sonho de cursar a Graduação e o Mestrado, porque foi a chance que tive de sair de uma cidade muito pequena e vir para Ijuí. Foi uma oportunidade de mudar de vida e um lar para mim, do qual sinto saudades, pois, pela convivência diária, os colegas de apartamento tornam-se uma segunda família”, evidencia Mariane.

Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing