Bolsas de estudos e financiamentos oportunizam acesso ao Ensino Superior na Unijuí - Unijuí

Pensando em se inscrever para um dos processos seletivos da Unijuí - Vestibular de Verão ou Vestibular de Medicina, mas com dúvidas se poderá custear a graduação? A Unijuí, pensando em ampliar o acesso ao Ensino Superior, oferece uma série de oportunidades aos acadêmicos, desde bolsas de estudos até programas de financiamento.

Para começar, a Universidade oferece vagas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação, aos estudantes que ainda não têm diploma de nível superior e que cursaram o Ensino Médio na rede pública ou na particular de ensino na condição de bolsistas integrais. Participam apenas estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Instituição também dispõe de bolsas institucionais para atividades extracurriculares, de extensão e de pesquisa. Qualquer acadêmico pode participar: basta ficar atento à divulgação dos editais e inscrição nos processos seletivos.

No primeiro semestre de 2022, também serão ofertadas diferentes opções de financiamento. No Programa de Financiamento Crédito Universitário Banrisul, estudantes de cursos presenciais podem financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses. O  acadêmico tem o dobro de tempo do curso para pagar, sendo que as parcelas não se acumulam. O Programa de Financiamento Crédito Universitário Sicredi também permite financiar até 100% do valor da semestralidade, parcelado em 12 meses, no caso dos cursos de Medicina, Agronomia e Medicina Veterinária.

Outras opções são a Modalidade de Pagamento Linear (MPL) para os cursos de graduação da modalidade presencial, conforme diretrizes, parâmetros de valores e número de parcelas do curso; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), disponibilizado para quase todos os cursos, com exceção de Medicina, e sujeito à definição de financiamento do governo federal.

Estudantes de Medicina terão à disposição quatro vagas, via edital de seleção, para o Plano de Flexibilização do Pagamento (PFP). Essa é uma forma de pagamento que permite que o estudante faça todo o curso pagando um valor fixo - reajustado anualmente conforme negociação de mensalidade aprovada pelo Consu, em parcelas mensais e sucessivas, em um tempo maior que o padrão do curso, reduzindo, desta forma, o valor a ser pago mensalmente.

Dentro dos programas de financiamento, também está o Programa de Financiamento de Crédito Educativo Unijuí (CrediUnijuí), que tem como finalidade a concessão de financiamento parcial aos estudantes regularmente matriculados em um dos cursos de graduação presencial. O CrediUnijuí financia até 50% do valor da mensalidade, sem que haja a incidência de juros sobre o saldo devedor – que é corrigido, ao final de cada ano, pelo mesmo índice de reajuste das mensalidades dos cursos de graduação. Esse índice é definido anualmente pelo Conselho Universitário da Unijuí, acrescido de taxa de administração anual de 1%.

Novidades

A Unijuí está com uma campanha especial para o Vestibular Verão 2022. Trata-se de um conjunto de programas de desconto para o primeiro semestre de 2022, envolvendo o ingresso e reingresso de estudantes dos cursos presenciais de Graduação.

Campanha para recuperação de estudantes

• Válido para reingresso ou transferência externa nos cursos de Gastronomia, Estética e Cosmética e currículos antigos - ou seja, iniciados antes da Graduação Mais - dos cursos presenciais;
  • Parcelamento da dívida a partir de análise individualizada de cada situação (válido para reingresso);
  • Desconto especial de 50% do valor líquido das mensalidades contratadas para o 1º/2022, condicionado ao pagamento em dia das mensalidades e matrícula mínima de 16 créditos.

- Desconto especial de 40%

• Válido para o valor líquido de mensalidades contratadas para o primeiro semestre de 2022, condicionado para o pagamento em dia das mensalidades;
  • Válido para os vestibulandos matriculados e cursando as disciplinas em cursos ofertados nos campi de Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

- Vestibulando Agronomia e Medicina Veterinária

• Desconto de 50% sobre o valor líquido das mensalidades contratadas nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária para o 1º/2022, condicionado à matrícula integral no módulo e ao pagamento em dia.

Mais informações sobre os benefícios podem ser consultadas junto à Central de Atendimento ao Estudante pelo e-mail atendimento@unijui.edu.br, telefone 3332-0200 - Ramal 2301, ou ainda pelo Whatsapp 55 9 91028336.

Fique atento aos processos seletivos:

Vestibular de Verão: Interessados têm até o dia 29 de novembro para realizar a inscrição pelo endereço unijui.edu.br/vestibular-presencial. A taxa é de R$ 20,00 e o candidato pode optar por uma das três formas de ingresso.

A primeira opção é o aproveitamento da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2010 e 2020. Também é possível aproveitar a nota de redação de um dos vestibulares da Unijuí, realizado entre os anos de 2005 a 2022.

A terceira e mais tradicional opção é a realização da prova do Vestibular Verão 2022, que consistirá numa redação, a ser realizada de forma online. A diferença é que, neste ano, a realização das provas não será concentrada em um único dia. O candidato pode realizá-la remotamente, de 11 de outubro a 5 de dezembro, em até 2 horas, dentro da plataforma da Universidade.

Vestibular de Medicina: Os candidatos têm até o dia 5 de dezembro para realizar a inscrição e disputar uma das 40 vagas ofertadas pela Universidade. O valor da inscrição é de R$ 190,00. Previstas em edital, neste ano são ofertadas duas formas de seleção, por meio do aproveitamento da nota do Enem ou, então, realização da prova presencial no dia 12 de dezembro, no campus da Unijuí - Ijuí, seguindo todas as normas de prevenção à covid-19.