Salão do Conhecimento: Bolsistas CNPq passam por avaliação externa - Unijuí

Salão do Conhecimento: Bolsistas CNPq passam por avaliação externa

Visando a divulgação da produção em pesquisa e extensão e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Unijuí e demais instituições participantes, acontece nesta semana o Salão do Conhecimento 2021, promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Em meio à ampla programação, que envolve debates e a apresentação de trabalhos a partir dos Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a participação de bolsistas no XI Seminário de Inovação e Tecnologia, que destina-se à exposição de pesquisas com potencial de inovação, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes.

Durante o evento ocorre a avaliação dos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBITI) - Ciclo 2020-2021, feita através de um comitê externo, com apresentações distribuídas por áreas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

“O Salão do Conhecimento é de extrema importância para o ensino, a pesquisa e extensão universitária, pois permite que a Universidade e outras instituições mostrem seus trabalhos para a comunidade. Para o bolsista é importante pois ele apresenta em 10 minutos o resumo de suas atividades de um ano de pesquisa em uma apresentação científica”, comenta a coordenadora da sala das Ciências Agrárias, professora Cleusa Bianchi, onde foram apresentados 10 trabalhos, e que contou com a presença do avaliador externo, professor Alessandro Dal Col Lucio, da Universidade Federal de Santa Maria.

Um dos trabalhos apresentados trabalhou as “Características da aveia branca que influenciam o rendimento de grãos em tratamentos com e sem fungicida”. A pesquisa foi desenvolvida pelo estudante do 9º semestre de Agronomia e bolsista CNPq, do grupo de pesquisa de Melhoramento Genético Unijuí, Marlon Vinicius da Rosa Sarturi. O objetivo foi verificar as implicações de diferentes variáveis, correlacionadas ao rendimento de grãos da cultura de aveia, e quais destas variáveis sujeitaram-se a alterações pelos diferentes tratamentos.

O estudante já havia participado de outras edições do Salão do Conhecimento, no entanto, pela primeira vez apresentou-se para o avaliador da bolsa CNPq. “Apresentar o trabalho neste grande evento permite que haja uma troca de ideias e um agregar de novos conteúdos e descobertas, promovendo as pesquisas que ocorrem dentro da Instituição, inclusive ao público externo. É uma oportunidade ímpar. Tive a oportunidade de saber sobre trabalhos de todas as áreas, trocando informações, saindo um pouco das temáticas do dia a dia e vivenciando novos conhecimentos. Isso é muito importante para o crescimento profissional e pessoal, e acredito que se aplica a cada um dos participantes”, finaliza o acadêmico.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí