O Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual - CER III/Unir da Unijuí ganhou um playground inclusivo nesta quarta-feira, 27 de outubro. A inauguração contou com a presença dos pacientes, que estrearam os brinquedos adaptados, e que puderam conferir uma apresentação da Cia Cadagy e a contação de histórias, realizada por um dos jovens pacientes ao grupo.
Segundo a coordenadora do CER III, professora Edina Coelho, desde que o Centro atendia como Unidade de Reabilitação Física (Unir), havia o desejo de se construir um parque infantil. “As crianças vinham para o espaço cedo, ao meio-dia, e ficavam até o fim do dia. Realizavam a terapia, mas havia muito tempo ocioso, onde elas também poderiam ser estimuladas”, explicou.
O sonho ficou ainda mais forte quando o Ministério da Saúde habilitou a unidade para atender, além da reabilitação física, as áreas intelectual e visual, em dezembro de 2020. O projeto acabou saindo do papel graças à doutora Iris Helena e à família Costa Beber, que destinaram recursos. O playground levou o nome da psicóloga Adriane Costa Beber, que recentemente faleceu em decorrência do câncer. Ela foi representada, hoje, pela irmã, Elenita Costa Beber Bonamigo, professora no curso de Fisioterapia da Unijuí.
“Sabemos que este será um espaço de alegria, uma motivação a mais para as crianças que frequentam o CER III. Recentemente, tivemos a perda da minha irmã para o câncer, e sabemos que ela daria tudo para ter um dia a mais de vida. E este será um espaço para que se viva intensamente”, disse Elenita.
De acordo com a professora Edina, cada brinquedo foi pensado com cuidado, para trabalhar o desenvolvimento sensório-motor das crianças e também a interação social. “Até mesmo a localização, em meio à natureza, tem um estímulo a mais aos pacientes visuais e intelectuais”, reforçou a coordenadora.
As crianças também receberam livros inclusivos, levando em consideração as particularidades de cada paciente, frutos de doação da comunidade.