Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 27 de outubro, o segundo encontro do Seminário Nacional “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”, dentro da programação do Salão do Conhecimento 2021. O evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube e contou com o tema “Histórico da implementação da Agenda 2030 no Governo de São Paulo”.
Conforme explicou o professor doutor Daniel Rubens Cenci, na abertura do evento, há quatro anos a Unijuí colocou a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como temas centrais em sua atuação. Num primeiro momento, transversalizou o conhecimento entre os professores; depois, realizou uma formação com os estudantes e lideranças, inclusive da pós-graduação. “Neste ano, o Salão do Conhecimento inova e desenvolve, durante as tardes, este Seminário Nacional que tem como objetivo conectar as lideranças, gestores e atores mais implicados na implementação prática da Agenda 2030”, reforçou.
Para o encontro, foi convidada a palestrar a coordenadora executiva da Comissão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, Ana Paula Favo. Foram mediadores o professor doutor Airton Adelar Mueller e o prefeito de Panambi e egresso da Unijuí, Daniel Hinnah.
Ana Paula fez um resgate sobre a implementação da Agenda 2030 no governo paulista. Explicou que, dois dias antes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio+20, São Paulo já contava com uma resolução, reforçando o comprometimento com o plano de ações global.
O Seminário Nacional terá sequência amanhã, às 14h, com o tema "Desafios locais para a implementação dos ODS". Serão palestrantes a prefeita de Francisco Morato, em São Paulo, Renata Sene; e o secretário de Administração da Prefeitura de Gravatá e Vitória do Santo Antão, em Pernambuco, Josides Pereira.
Para saber mais sobre o Salão do Conhecimento, acesse unijui.edu.br/salao.
Para conferir o evento na íntegra, acesse: