Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu trabalham Agenda 2030 na sexta-feira, durante o Salão do Conhecimento - Unijuí

O Salão do Conhecimento da Unijuí terá uma programação especial na sexta-feira, dia 29 de outubro: os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade serão desafiados a apresentar a relação entre os seus campos de conhecimento e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As discussões iniciam-se pela manhã, seguem até a noite, e terão transmissão pelo Youtube da Instituição.

A primeira palestra terá início às 9h, com o tema “Agenda 2030 e os desafios para o desenvolvimento territorial sustentável”. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional convidou para debater a temática o doutor Valdir Roque Dallabrida, que é coordenador geral da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança, da qual participam pesquisadores do Brasil, Argentina, Portugal e Espanha, além de outros países de língua portuguesa e espanhola.

Na sequência, às 10h30, o Mestrado em Atenção Integral à Saúde promove duas discussões: a primeira terá como tema a “Ciência é a liberdade” e será coordenada pelo doutor Alberto Antonio Rasia Filho, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. A segunda, sobre “Agenda 2030 e as contribuições da universidade: do conhecimento à ação em Saúde”, pela doutora Cristiane Cardoso de Paula, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Às 14h, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos iniciará a palestra “Agenda 2030 no Poder Judiciário”, tendo como convidada a conselheira do Conselho Nacional de Justiça - coordenadora da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e professora titular do Mestrado em Direito da Universidade Positivo, doutora Maria Tereza Uille Gomes.

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional abre seu painel às 15h30, com o tema “Agrotóxicos e a saúde humana: uma abordagem envolvendo a Modelagem Estatística”. A cargo do debate estará a doutora Iara Denise Endruweit Battisti, professora associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo.

À noite, a partir das 19h30, o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências apresenta a discussão sobre “Educar para a responsabilidade: a questão da ética na civilização tecnológica e os desafios da Agenda 2030”, com a doutora  Claudia Batestin, que faz parte da Rede Interuniversitária de Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes da América Latina (RED ESIAL), da UNTREF de Buenos Aires, e da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais, Redyala.

Para fechar, às 21h, acontece a palestra “Contribuições das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade. É convidado para debater Carlos Alberto Cioce Sampaio, mestre e doutor em Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável com estágio sanduíche em Economia Social/EHESS (França), pós-doutorado em Ecossocioeconomia/UACH (Chile), Cooperativismo Empresarial/U.Mondragon (Espanha) e Ciências Ambientais/WSU (USA).

O encerramento do Salão do Conhecimento está previsto para 22h20, também com transmissão pelo canal da Unijuí no Youtube.