Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde da Unijuí oferece atividades personalizadas a usuários - Unijuí

Serviço pode ser utilizado pela comunidade em geral, mediante comprovação de doença crônica

O Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (LAFPS), da Unijuí - campus Santa Rosa, tem como objetivo disponibilizar para pacientes da comunidade que recebem orientação médica para a prática de exercícios físicos, atividades físicas com foco na promoção da saúde. O Laboratório iniciou suas atividades em 2009 e atualmente atende adultos e idosos com algum tipo de doença crônica, com encaminhamento e acompanhamento médico.

O atendimento por parte da Universidade é realizado de forma presencial, por um estagiário que atua sob supervisão da responsável técnica do Laboratório, Tatiane Ströher Renz, que possui formação em Educação Física. A coordenação do espaço é da professora Dra Moane Krug. As atividades aos pacientes da comunidade são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e o custo para o usuário (2x na semana) é de R$ 35 mensais.

Tatiane explica que cada paciente conta com um programa de exercício físico personalizado, que é elaborado a partir das instruções enviadas pelo médico responsável, baseado em todas as informações obtidas na anamnese, avaliação física e ficha de encaminhamento. “O acompanhamento da evolução dos participantes é realizado por meio de avaliações físicas trimestrais. Outras atividades, como educação em saúde e atividades sociais com a participação dos familiares, também fazem parte deste programa”, acrescenta a responsável técnica do Laboratório.

Além de prestar serviços à comunidade, o Laboratório de Atividade Física se consolida como um espaço de aprendizagem, ensino, pesquisa e também está disponível para a atuação de acadêmicos de Educação Física e Psicologia, em seus estágios curriculares. Isso qualifica e inova as ações do Laboratório, além de contribuir para a formação dos estudantes.

Para mais informações sobre os atendimentos entre em contato pelo telefone 55 3511-5200 - ramal 5001, pelo e-mail tatiane.renz@unijui.edu.br ou moane.krug@unijui.edu.br.