Unijuí abre nesta terça-feira o Salão do Conhecimento 2021 - Unijuí

Unijuí abre nesta terça-feira o Salão do Conhecimento 2021

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”, terá início nesta terça-feira, 26 de outubro, mais uma edição do Salão do Conhecimento da Unijuí, de forma totalmente virtual. O evento acontecerá até a sexta-feira, 29 de outubro, com uma série de debates pelo canal do Youtube da Instituição e apresentações de trabalhos pelo Google Meet.

“Esse é um momento bastante esperado pela Universidade, quando nos organizamos para que estudantes, professores e convidados apresentem suas produções científicas”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, lembrando que, neste ano, o evento contará com apresentações dos resultados dos Projetos Integradores, que integram a Graduação Mais - novo modelo de cursos de graduação da Unijuí.

Ao todo, 614 trabalhos foram aprovados, entre resumos expandidos e trabalhos completos, e serão apresentados em sessões virtuais, ao longo de três noites. Conforme explica o vice-reitor, a discussão não se dará por área do conhecimento, mas, sim, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Significa que toda a produção científica tem impacto na vida real. Tem efeito nos campos da saúde, da educação, do desenvolvimento social, por exemplo. Essa é uma estratégia que adotamos e que fortalece o alinhamento da Universidade com os ODS, já que os trabalhos dos participantes estão vinculados aos 17 Objetivos”, completou o professor. O participante pode consultar no site do evento a lista completa dos trabalhos que serão apresentados e acessar as salas conforme a temática de seu interesse.

Para além das apresentações, o evento contará com diversos espaços de reflexões - a exemplo do Seminário Nacional “A implementação local da Agenda 2030: desafios e perspectivas de atores institucionais”, que terá início às 14h desta terça-feira, dia 26. O seminário terá continuidade na quarta e na quinta-feira à tarde.

Na sexta-feira, os seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu serão desafiados a estabelecer uma relação entre o campo de conhecimento que trabalham e os ODS.

Mais do que segurança num momento de pandemia, a versão online permitirá, como lembra o professor, a integração de estudantes e professores dos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos; e a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior.

A programação completa do Salão do Conhecimento pode ser conferida em unijui.edu.br/salao. Para quem deseja obter o certificado de horas, é necessário realizar a inscrição até a quarta-feira, dia 27. O evento é promovido pela Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.