Dando sequência ao Programa de Formação Docente, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí deu início, neste mês, a um grupo de estudos que reúne os coordenadores dos cursos de graduação, e que visa discutir a abordagem do planejamento reverso no processo de ensino e aprendizagem. Um dos oito encontros agendados para acontecer até meados do mês de dezembro ocorreu nesta terça-feira, 21 de setembro, quando os professores discutiram seus dilemas e partiram, em busca de respostas, para a leitura e debate dos três primeiros capítulos do livro “Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso”.
Conforme explica a coordenadora do NIP, Mariane Denise Martins, o planejamento reverso é uma forma de implementar o processo de ensino e aprendizagem. “Com a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação, a Unijuí optou por trabalhar o currículo por competências e, com isso, fez uma opção didático-pedagógica: o planejamento reverso. A partir desta abordagem, o professor precisa ter clareza das competências que precisa desenvolver, quais evidências para avaliar ele pode ter e, a partir disso, pode planejar todo o processo de ensino, cada atividade que ele vai propor, construindo o caminho para chegar ao desenvolvimento da competência”, explicou Mariane.
Segundo a coordenadora do NIP, a Instituição tem um grande desafio, que é a implementação do currículo. Por isso, vários movimentos foram feitos, de planejamento e de estudo. “Neste ano iniciamos o grupo de estudos com os coordenadores, que basicamente estuda uma obra que trata do planejamento reverso no contexto deste novo currículo”, completa.
Como reforçou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, cada encontro contará com uma temática específica e todos serão marcados pela inovação pedagógica. “Com isso, espera-se qualificar e auxiliar os coordenadores para serem multiplicadores junto ao corpo docente de cada curso”, disse.