Campeonato SuperLux vai promover uso consciente da energia elétrica - Unijuí

Campeonato SuperLux vai promover uso consciente da energia elétrica

Nesta sexta-feira, 24 de setembro, acontecerá o lançamento do Campeonato SuperLux, uma competição que irá envolver alunos da rede de ensino de Ijuí, com o objetivo de promover o uso consciente de energia elétrica, de modo dinâmico e interativo. O evento ocorrerá de forma híbrida, isto é, contará com a presença de professores e diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, no Espaço Mais Inovação, e será transmitido pelo canal da Unijuí no YouTube, a partir das 14h30.

A ação faz parte do projeto de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), intitulado “Educação em Eficiência Energética: Construindo um Futuro Sustentável II”, e é executado pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (Gaic) da Unijuí, em parceria com o Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Funcionamento do Campeonato

A competição será dividida em duas fases: a etapa SuperLux, em que os inscritos irão participar de um jogo eletrônico, desenvolvido por estudantes e professores dos cursos de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação e Design; e a etapa Mundo Real, em que os jogadores deverão aplicar os conhecimentos obtidos através do jogo em suas residências, colaborando para redução do consumo de energia e promovendo a integração familiar.

O professor Maurício de Campos, coordenador do Gaic, explica sobre o funcionamento do jogo eletrônico, disponível para smartphones com Android. “É um jogo infantil, desenvolvido para o público de 7 a 8 anos. As crianças criam um avatar e esse personagem caminha por uma casa, onde um ‘monstrinho’ acende a luz de cômodos sem ninguém dentro, liga a TV e ninguém está assistindo, aumenta o tempo do banho... A criança precisa ir corrigindo esses problemas. Conforme ela vai corrigindo, vai passando de fase”, esclarece.

Já na etapa Mundo Real, os participantes deverão colocar em prática os aprendizados com o jogo. “A criança vai preencher um formulário pela internet do consumo de energia daquele mês que ela jogou, em relação a 12 meses atrás, ou seja, vai competir com o ano anterior para ver se ela realmente está aprendendo as ações e está conseguindo incorporá-las ao dia a dia”, informa o professor.

Inscrições e premiação

Podem participar do Campeonato SuperLux estudantes que residem na área urbana de Ijuí (na área de concessão do Demei). As inscrições devem ser realizadas pelo site www.superlux.unijui.edu.br, de 27 de setembro a 31 de outubro de 2021.  Todo participante deverá apresentar a documentação solicitada e seguir as regras exigidas para que a inscrição seja validada.

Receberão prêmios os dois estudantes que obtiverem a maior pontuação entre as duas etapas do campeonato, além do professor e escola destaques. Também será sorteado um prêmio entre todos os participantes da competição e outro entre as pessoas que se inscreverem no canal do YouTube Conscientização, desde que o mesmo alcance 5 mil inscritos durante a competição.

Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing