Na última quarta-feira, 25 de agosto, aconteceu o evento “ZH na Universidade”, que contou com a participação do gerente-executivo de Esporte da Zero Hora, Gaúcha, GZH e Diário Gaúcho, Carlos Etchichury e do repórter com foco em esporte da Gaúcha, que esteve em Tóquio cobrindo a Olimpíada, Rodrigo Oliveira. O evento uniu em uma sala do Google Meet os estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, tecnólogo em Comunicação e Produção Digital, Educação Física e tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Além disso, professores da Unijuí e a comunidade também marcaram presença no evento.
A conversa iniciou com uma breve apresentação dos convidados e seus respectivos currículos pela coordenadora dos cursos da Comunicação e professora, Rúbia Beatriz Schwanke. Após, Carlos iniciou sua fala expositiva sobre o projeto jornalístico Primeira Pauta e sobre o funcionamento da redação integrada, que engloba a Gaúcha, ZH, GZH e o Diário Gaúcho. Ele comentou que a redação funciona de forma integrada, mas com uma distribuição individual de conteúdo para cada tipo de veículo comunicacional. Outro tema abordado por Carlos foi o esporte na RBS. Ele revelou que uma das características, especialmente da Rádio Gaúcha, é acompanhar a dupla Gre-Nal em todos os jogos, sem restrições sobre a localidade. Também apresentou aos acadêmicos de Jornalismo uma oportunidade para participar do projeto jornalístico Primeira Pauta.
Rodrigo contou sobre a sua experiência jornalística, desde as suas aulas práticas na época de acadêmico de Jornalismo até hoje, com ênfase na importância do fazer jornalístico dentro da Universidade para a sua trajetória. Ele possui experiência em grandes eventos esportivos como, por exemplo, as Olimpíadas de Tóquio 2020, sendo assim, expôs um pouco sobre como era a sua rotina no Japão, como aconteciam as coberturas jornalísticas que ele participava e como era a preparação de um jornalista para cobrir um evento como as Olimpíadas. Como repórter com foco no esporte, Rodrigo compartilhou, também, algumas de suas experiências em Copas do Mundo e em jogos de futebol com o público presente.
Após as duas falas expositivas, os presentes puderam realizar questionamentos aos convidados. Ao longo dessa conversa surgiram muitas perguntas sobre jornalismo, esporte, gestão e marketing, que renderam muitas histórias e trocas de conhecimentos. Em resposta a um desses, Carlos e Rodrigo contaram sobre algumas situações inusitadas que passaram por serem profissionais do jornalismo. Em outra, Rodrigo trouxe algumas situações de tensão que passou na transmissão das olimpíadas para que tudo chegasse ao público da forma correta e com qualidade.
Ao longo dos questionamentos, surgiram questões sobre áreas do jornalismo e se o convidado Rodrigo mudaria sua área de atuação em uma situação hipotética, além de trazer algumas possibilidades. Ele comentou sobre o profissionalismo jornalístico: “Um jornalista tem que ser jornalista sempre”. Como também, quando o assunto se voltou ao papel do jornalista como profissional e como pessoa, Carlos trouxe sua visão sobre o assunto: “Não existe um bom profissional que não tenha bom caráter”. Ainda, comentou sobre, hoje, haver uma crise na indústria jornalística, mas não no profissional da área.
O evento chegou ao fim após um longo bate-papo entre os convidados e o público, muitas histórias e experiências foram compartilhadas, como também, conhecimentos trocados e discutidos. Ainda, os convidados comentaram sobre o evento ter sido muito proveitoso e divertido.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí