Material produzido em Projeto Integrador auxilia na divulgação do Agosto Dourado - Unijuí

Durante o mês de agosto ocorre a campanha “Agosto Dourado”, movimento que busca incentivar a amamentação no País. A partir disso, acadêmicos da disciplina de Projeto Integrador: ser biológico e social, elaboraram uma cartilha e vídeos sobre aleitamento materno para a Secretaria Municipal de Saúde de Catuípe, além de decorar as estratégias de saúde do município com a cor dourada. O componente concentra estudantes dos cursos de Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

Segundo Rosemeri Aquilla, nutricionista responsável pela Secretaria Municipal, o intuito principal da campanha é explicar a importância do aleitamento materno, apresentando todos os benefícios para mãe e bebê. Além disso, dar dicas e soluções de alimentação para que nenhuma mãe desista de amamentar e procure outras soluções com menor poder nutritivo ou industrializado.

“Esperamos que, com a campanha, as futuras mamães compreendam o objetivo e não desistam diante do primeiro obstáculo, o que acontece frequentemente. O manual organizado pelos acadêmicos ficou muito bom, então qualquer dúvida pode ser esclarecida nesta cartilha que foi distribuída,” comenta Rosemeri.

Entre os participantes do Projeto Integrador estava Jordana Letícia Scherer, acadêmica de Fisioterapia. Para ela, a proposta do projeto foi interessante e muito válida, porque a  pesquisa proporcionou um maior conhecimento sobre os aspectos do aleitamento materno. O grupo também era composto por Bruna Bresolin Vincensi, do curso de Enfermagem, Vitória Nicoletti Protti e Mateus Corrêa da Silva, ambos do curso de Nutrição.

“Por meio da realização deste projeto, foi possível ter mais conhecimento das gestantes e lactantes, não só em relação à amamentação, mas também saber o quanto a amamentação é influenciada pela condição emocional da mulher e pela sociedade em que ela vive,” comenta Jordana.

A professora mestre Eilamaria Libardoni Vieira, responsável pelo projeto, afirma que “o estudante tem a oportunidade de construir conhecimentos práticos sobre o trabalho em equipe e a aproximação com seu futuro campo de trabalho, a partir de Projetos Integradores como este.”

Projetos Integradores são componentes curriculares da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Unijuí, onde os estudantes resolvem problemas reais apresentados pela comunidade a partir de desafios. Os objetivos são promover a pesquisa sistematizada, o contato dinâmico entre professores e acadêmicos, a pesquisa normatizada e o gerenciamento de empecilhos que surgem diante do projeto.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí