Na última quinta-feira, 19 de agosto, aconteceu a palestra “Economia Criativa: cultura, criatividade e comunicação” durante a aula de Economia Criativa, ministrada pela professora Nilse Maria Maldaner. A palestra contou com a participação da professora doutora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marcela Guimarães e Silva. O evento aconteceu em uma sala no Google Meet, com a participação de estudantes da disciplina e professores da Unijuí.
A palestrante iniciou apresentando alguns conceitos de economia e sua relação com as necessidades humanas, como também, o conceito de Economia Criativa e como ela teve início. Marcela trouxe à discussão que o conceito que se usa hoje, de Economia Criativa, deriva do campo de Políticas Públicas e não da Comunicação, como muitos pensam. Após isso, ela trouxe alguns tópicos sobre cultura e criatividade, dando ênfase à sua participação no processo de Economia Criativa.
Outro ponto abordado foi o da Indústria Criativa. Ela trouxe as três definições conhecidas do assunto: a definição do Departament of Digital, Culture, Media & Sport (DCMS), a da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). Em todos os casos, foi possível notar a importância da criatividade e a forma como ela incide sobre o indivíduo. Marcela comentou sobre a reinvenção de mercado que vem acontecendo. Um dos exemplos citados sobre o assunto foi a popularização do “Faça você mesmo”, que se denomina de cultura maker, que tem mudado a formatação mercadológica. “Isso é uma característica da classe criativa, é o fazer, o experimentar e o trocar."
“A atividade comunicacional é um produto que auxilia e valoriza uma indústria criativa”. Marcela apontou alguns aspectos que relacionam o papel da comunicação dentro de uma indústria criativa como, por exemplo, a criação de produtos e processos, como a produção de conteúdos, a publicidade, muitas vezes servindo a clientes e marcas, objetos da ação comunicacional.
Por fim, a palestrante mostrou uma análise de dados que apresentavam um maior crescimento da Indústria Criativa de Consumo e da Indústria Criativa da Tecnologia. Sendo assim, Marcela comentou sobre a forma que esse crescimento afeta, de maneira positiva, o mercado de trabalho dentro das áreas estipuladas.
Ao final da palestra, os estudantes puderam realizar perguntas sobre o assunto abordado e as perspectivas trabalhadas. Por fim, a conversa em conjunto com os questionamentos feitos constituíram uma grande troca de conhecimentos e oportunidade de aprendizagem do assunto.
Por Krislaine Baiotto, acadêmica do curso de Jornalismo da Unijuí