A partir de uma nova portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC), a Unijuí prepara-se para voltar integralmente à presencialidade na próxima semana. Conforme Instrução Normativa publicada nesta sexta-feira, 27 de agosto, a medida passa a valer nos campi de Santa Rosa, Panambi e Três Passos a partir de segunda-feira, dia 30. Na quarta-feira, dia 1º de setembro, o Campus da Unijuí em Ijuí volta à presencialidade.
“Em nova portaria, o MEC indicou fortemente que as instituições voltassem integralmente à presencialidade, e mantivessem online aquelas atividades que fossem indispensáveis, em função da capacidade das instituições, já que os protocolos de segurança ainda precisam ser seguidos. Houve essa mudança e as universidades comunitárias começaram a conversar para fazer o retorno a partir de setembro. Este foi o primeiro indicativo que nos levou à mudança”, explicou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, destacando que o avanço na vacinação contra a covid-19 e a queda no número de pacientes internados nos hospitais também foram indicativos.
“Outro ponto observado refere-se ao transporte dos acadêmicos. Desde que iniciamos o retorno gradual, no dia 2 de agosto, fomos procurados por vários prestadores de serviços, falando da dificuldade em manter o transporte quinzenal dos estudantes. Até para os acadêmicos tornava-se inviável, em função do valor”, explicou a vice-reitora. Como há cerca de 800 turmas nos quatro campi da Universidade, algumas aulas terão que acontecer de forma online, a fim de respeitar o distanciamento entre os estudantes.
Para que o retorno aconteça com segurança, a Unijuí segue atendendo o seu Plano de Contingência Institucional, aprovado pelo Centro de Operações de Emergência (COE) Municipal. Uma comissão também foi formada para fazer a fiscalização das medidas de segurança na Instituição.
O uso de máscara continua sendo obrigatório, além de necessário o respeito ao distanciamento social. Há álcool em gel para higienização, em diversos espaços da Instituição, além de ser vedado o consumo de chimarrão nos espaços de sala de aula e laboratórios. O compartilhamento de materiais também deve ser evitado. A professora reitera ainda que a Universidade está tomando todas as precauções necessárias para garantir o retorno à presencialidade com segurança, mas que conta com a conscientização de cada um nesse processo de retorno.