Unijuí para muitos: País precisa avançar em políticas públicas, defende reitora - Unijuí

Unijuí para muitos: País precisa avançar em políticas públicas, defende reitora

Embora o número de estudantes na Educação Superior tenha aumentado no Brasil, aproximadamente 5,8% entre os anos de 2013 e 2019, o percentual de pessoas que chegam a concluir a graduação ainda está longe do esperado. Dados divulgados pelo Instituto Semesp no mês de junho, na 11ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, mostram que apenas 18,1% dos jovens de 18 a 24 anos estão matriculados na Educação Superior e que somente 17,4% das pessoas, de 25 anos ou mais, concluíram um curso.

Conforme aponta a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a Educação Superior ainda não é para todos no Brasil, mas deveria ser para muitos, ou para aqueles que quisessem ter acesso a um curso superior. “O ingresso de estudantes na Educação Superior passa por políticas públicas, pela condição de termos financiamentos e bolsas de estudos, especialmente no Brasil, onde há tantas desigualdades sociais”, ressaltou.

A Unijuí, como uma universidade comunitária, pública não-estatal, apresenta diferentes possibilidades aos estudantes - desde programas de financiamentos até bolsas de estudos, sejam elas internas, através de políticas e diretrizes envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura; ou externas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Segundo a reitora, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) vem trabalhando com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza, para garantir a aplicação de verba definida na Constituição Estadual - especificamente no Artigo 201, parágrafo 3º; para a Educação Superior, o que viabilizaria um programa de bolsas de estudos. O objetivo é garantir a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios. Nos últimos anos, de acordo com o balanço financeiro publicado pelo Estado, o percentual não foi destinado. O valor não aplicado em 2020, conforme divulgação realizada pelo Comung, totaliza R$ 69 milhões e poderia viabilizar o acesso de aproximadamente sete mil estudantes em Instituições Comunitárias de Educação Superior.

“Quando pensamos no ingresso de um cidadão na universidade, precisamos pensar na modificação deste sujeito a partir das competências que adquire. Com a sua formação, ele pode permanecer e impactar a sua região, pelo seu fazer profissional. Infelizmente, ainda vemos muitos estudantes sendo a primeira geração da família com uma graduação, e isso precisa mudar. As regiões que têm uma universidade desenvolvem, para além da formação acadêmico-profissional, a pesquisa, a produção de conhecimento, a inovação, a exemplo da região Noroeste do Estado, trazendo melhores condições à sua população”, reforçou a reitora.

Hoje, na Unijuí, há 509 estudantes beneficiários do ProUni e outros 152 bolsistas ligados a projetos de pesquisa e extensão. A Instituição também conta com 1.154 estudantes vinculados a algum tipo de financiamento. Mais de 500 acadêmicos possuem o CrediUnijuí - Programa de Financiamento de Crédito Educativo criado pela Universidade para fomentar o ingresso de estudantes em cursos de graduação.